SEMANA DA MúSICA – 22 A 28 NOVEMBRO 2010

É com grande satisfação que na próxima semana, de 22 a 28 de Novembro o Conservatório dá seguimento ao projecto iniciado no ano lectivo anterior, intitulado “Semana da Música”. Durante a semana da música não haverá aulas formais no Conservatório, devido à vinda de músicos portugueses, formadores nos diferentes instrumentos, para trabalhar, em Masterclass e em workshop com todos os alunos interessados. É uma actividade desenvolvida apenas para os nossos alunos (todos) mas que tem principal enfoque nos alunos dos cursos profissionais, especialmente os finalistas.

O evento “Semana da Música” é realizado em três momentos distintos, correspondentes a uma semana em cada período lectivo.

Pretende-se uma iniciativa de natureza interdisciplinar pelo que serão abordadas facetas múltiplas da arte de interpretação de instrumento em actividades teóricas (palestras, mesas-redondas e comunicações da parte dos formadores) e práticas (aulas de instrumento e concertos para o público em geral).

Esta actividade promete grandes “emoções” ao corpo discente do Conservatório: pela importância dos formadores (músicos instrumentistas) que estarão presentes na Madeira, todos em simultâneo; e por atingir um público-alvo de 25 formandos do Curso Profissional de Instrumento e todos os alunos das restantes ofertas de ensino (iniciação; ensino especializado e curso livre de jazz).

O evento oferecerá aos participantes uma semana de oficinas/workshops de instrumento, palestras, concertos e apresentações à comunidade. Pretende-se uma iniciativa de cariz marcadamente pedagógico, que possa promover o aperfeiçoamento técnico, artístico e musical dos nossos alunos, incentivando a sua formação e o gosto pelo intercâmbio cultural. Por outro lado, pretende-se também reflexos na comunidade ao nível da divulgação e formação do gosto musical ao nível do público em geral.

 

Artigos Relacionados