Biblioteca

Serviço de Biblioteca, Mediateca e Arquivo
A Biblioteca do Conservatório é uma biblioteca escolar considerada como um recurso fundamental de apoio ao ensino e aprendizagem, à cultura e ao lazer da comunidade educativa onde se insere. Esta biblioteca é um instrumento essencial no desenvolvimento do projeto educativo do Conservatório e constitui-se como um núcleo dinâmico da organização pedagógica da escola.

A Biblioteca do Conservatório é responsável pela salvaguarda e conservação de um valioso património documental especializado nas artes da música, dança e teatro. A Biblioteca tem o dever de facultar o acesso aos seus fundos, assegurando aos seus utilizadores, os meios fundamentais ao estudo e à investigação. Assim, defende dois princípios básicos: um princípio de preservação patrimonial, podendo impor, em certos casos, restrições de acesso; e o princípio de livre acesso, direito intrínseco de leitores e investigadores, para quem a documentação constitui um instrumento de trabalho.

Consultar as bases de dados:

Livros;
Mediateca;
Partituras;
Publicações Periódicas;
Videocassetes da coleção John Ranalow
A Biblioteca do Conservatório tem como missão adquirir, tratar, conservar, disponibilizar e divulgar os recursos de informação, impressos e multimédia, aos seus utilizadores, para que sirvam de apoio às suas atividades académicas, científicas e funcionais.

A Biblioteca tem, ainda, o dever de contribuir para a aprendizagem, a promoção da leitura, do conhecimento e da literacia da informação da comunidade onde se insere.
A Biblioteca do Conservatório pretende:

• Modernizar a biblioteca no sentido de se tornar num centro de recursos de informação capaz de estimular o trabalho pedagógico e científico;
• Disponibilizar um fundo documental organizado e em diferentes suportes, adequado às necessidades educativas e específicas do Conservatório;
• Tornar possível a plena utilização dos recursos pedagógicos existentes;
• Promover o contacto com as novas tecnologias; • Estimular o prazer da leitura e o interesse pela cultura;
• Fomentar a criatividade, curiosidade intelectual e sentido crítico dos estudantes, contribuindo para a sua educação e necessidades de informação;
• Desenvolver competências e hábitos de trabalho dos alunos, baseados na consulta, tratamento e produção de informação;
• Apoiar os docentes na planificação das suas atividades letivas e de investigação;
• Associar a leitura, os livros e a frequência da biblioteca à ocupação lúdica dos tempos livres;
• Permitir a integração dos materiais impressos, audiovisuais e informáticos;
• Criar espaços para exposições alusivas a datas comemorativas de relevo, destaques de livros, notícias de interesse, entre outros;
• Promover parcerias com outras instituições de forma a rentabilizar os recursos;
• Desenvolver uma página da Biblioteca no site do Conservatório;
• Atender e compreender os sinais da mudança.
A prioridade da Biblioteca do Conservatório é o utilizador. A Biblioteca deve proporcionar aos utilizadores o conhecimento dos recursos existentes e de técnicas de pesquisa de informação utilizando as novas tecnologias. Os utilizadores podem beneficiar de apoio personalizado para questões específicas através do Serviço de Referência.

É pretensão da Biblioteca proporcionar serviços e recursos documentais de melhor qualidade. Neste sentido é importante organizar manuais de procedimentos; gerir de forma eficiente e criteriosa os recursos materiais existentes; implementar rotinas de comunicação e utilizar canais de comunicação disponíveis (e.g. email) para transmitir informação sobre os novos recursos e serviços disponibilizados aos utilizadores; tornar percetível e linear a localização de documentação/informação independentemente do suporte em que se encontra; tornar o portal num meio de comunicação para utilizadores internos e externos.

A colaboração com outros serviços do Conservatório, com outras escolas, bem como o estabelecimento de parcerias com instituições/bibliotecas é fundamental para a melhoria dos serviços prestados, para o crescimento e atualização da informação/documentação disponibilizada à comunidade escolar e para a concretização de projetos e atividades específicas da Biblioteca.
Regulamento Interno - Artigo 10.º - Arquivo, Biblioteca e Mediateca

1. A Biblioteca, a Mediateca e o Arquivo são coordenados por um docente com formação especializada na área das Ciências da Informação e da Documentação, ramo de Biblioteconomia.
2. As regras de funcionamento do Arquivo, Biblioteca e Mediateca são definidas pelo documento Regras de Funcionamento do Arquivo, Biblioteca Escolar e Mediateca do Conservatório, disponível em anexo.