Decorria o ano de 1984 quando foram implementadas as Atividades Artísticas Extraescolares da extinta Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, apresentando desde então, os seguintes objetivos:
- Promoção de atividades artísticas extraescolares, nos domínios da música, teatro, dança, expressão plástica e multimédia, a crianças e jovens em idade escolar e a partir do nascimento;
- Promoção de atividades de enriquecimento artístico, cultural e lúdico;
- Orientação e apoio aos alunos que demonstram talento e apetência para uma carreira artística;
- Formação de grupos de música, teatro e dança, reunindo os elementos mais talentosos;
- Promoção de espetáculos com os diferentes grupos de música, teatro e dança, de forma descentralizada e diversificada, com o recurso a parcerias;
- Promoção e acompanhamento de projetos pluridisciplinares inclusivos ou em formato de coprodução com grupos/instituições.
De acordo com as diretrizes emanadas no Diário da República, 1ª série – nº6, de 9 de janeiro de 2019, página 41, estas atividades, desde o ano letivo de 2019/2020, passaram a integrar o Conservatório – Escola Profissional das Artes, Eng. Luís Peter Clode, através da sua Direção de Serviços de Expressões Artísticas, designando-se agora, por Cursos Livres em Artes (CLA).
Estando a desenvolver-se no Polo da Levada, o projeto CLA teve o seu início com a prática dos Cordofones Tradicionais Madeirenses, a Flauta de Bisel e o Coro Infantil, sendo introduzidas, ao longo do tempo, diversas atividades ao nível da música, do teatro, da dança, da expressão plástica e mais recentemente, da área da multimédia.
Atualmente, apresenta um total de 29 atividades, frequentadas por cerca de 800 alunos, em idade escolar, uma delas disponível a partir o nascimento. A sua implementação ocorre através da organização das mesmas por classes: cordas, sopros, artes plásticas, percussão, teatro, dança, laboratório de artes, teclado, canto e multimédia, e são desenvolvidas por 33 professores. A maior parte destas atividades são lecionadas no Polo da Levada, sendo que uma minoria tem lugar no Polo do Nogueira e no Polo de S. Martinho.
Deste total de alunos, cerca de 250 fazem parte dos grupos que compõem a Temporada Artística, uma planificação de eventos e espetáculos, apresentados a cada ano civil por toda a RAM. Ao longo dos anos, foram várias as performances de excelência, protagonizadas por estas formações artísticas, nomeadamente:
- Óperas ‘Orquídea Branca’, ‘Salto’ e ‘Flor Bela e Louca’;
- Concertos comemorativos do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses;
- Festivais da Canção Infantil e Juvenil da Madeira;
- Espetáculos interativos;
- Concertos integrados nas comemorações das Festa de Natal e Fim do Ano, a convite da SRTC;
- Semana Regional das Artes
Contactos:
Coordenador dos Cursos Livres em Artes/ Polo da Levada: Marília Rodrigues
Rua Dr. Ângelo Augusto da Silva, 12 – 9050-402 Funchal
Telef.: +351 291 759 407
E-mail: marilia.rodrigues@edu.madeira.gov.pt
Diretor de Serviços de Expressões Artísticas: Virgílio Caldeira
Travessa do Nogeira,11 Funchal
Telef.: +351 291 203 050 – ext. 31
E-mail: virgiliocaldeira@edu.madeira.gov.pt