Mensagem do Presidente

Após oito anos no desempenho das funções de Presidente do Conservatório, iniciadas em janeiro de 2017, sinto-me de consciência tranquila por continuar a dar o meu melhor para que esta nobre Instituição possa crescer em número e qualidade, sempre com o foco nos nossos alunos. Naturalmente, tudo o que fizemos e fazemos é em estreita colaboração com os excelentes colegas dirigentes, professores e funcionários. Só de forma alinhada e empenhada se conseguem bons resultados, o que está deveras demonstrado pelos vários indicadores do sucesso dos nossos alunos nos últimos anos. Mas, sem o apoio dos pais e encarregados de educação, nada seria possível pois são eles que escolhem esta Instituição como ferramenta importante para a formação integral dos seus filhos e educandos. Por isso estamos muito gratos a todos eles. A caminho da celebração das oito décadas desta Escola, fundada a 29 de outubro de 1946, então como Academia de Música e Belas-Artes da Madeira, temos a obrigação de continuar a cumprir o desígnio dos seus fundadores, o Eng.º Luiz Peter Clode, o Dr. William Clode e o Tenente-Coronel Alberto Artur Sarmento.
O Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, não deve ter a pretensão de ser a única instituição na Madeira que desenvolve a prática das artes, pelo contrário. É salutar a existência de outras instituições públicas e particulares que promovam práticas artísticas diversificadas, inclusive numa ótica de “ocupação dos tempos livres”. Felizmente na RAM existem boas escolas nesse nível, entre escolas privadas, bandas filarmónicas, coros, tunas e atividades em Casas do Povo. Cada uma delas cumpre um excelente trabalho ao nível da oferta das atividades artísticas, ficando o Conservatório centrado na sua missão maior de receber as crianças e jovens que, depois dessas práticas, iniciadas o mais cedo possível, manifestem vocação, motivação e as aptidões necessárias para o desenvolvimento dos seus talentos. Por outro lado, que tenham pais e encarregados de educação conscientes do seu importante papel no apoio e incentivo aos seus educandos. Esta trilogia – TALENTO, MOTIVAÇÃO e APOIO DOS PAIS – é determinante para o sucesso no percurso de qualquer aluno que queira seguir uma carreira nas Artes, ou simplesmente completar um determinado percurso formativo em Artes.
A atual orgânica publicada a 8 de janeiro de 2025, através do Decreto Regulamentar Regional n.º3/2025/M, veio permitir novos serviços dos quais se destacam a Academia Madeirense de Musicologia e de Estudos Artísticos, que irá permitir a dinamização de estudos e projetos artísticos de relevância regional, nacional e internacional. Atualmente, contamos com mais de 2.000 alunos, distribuídos pelas diversas ofertas formativas: iniciação à música; curso básico e curso secundário de Música; cursos profissionais nas áreas da música erudita e do jazz, teatro, dança, multimédia e animação 2D/3D, e ainda os cursos livres em artes (música, teatro, dança, banda desenhada, cinema de animação, musicoterapia), constitui um enorme desafio para esta Instituição que, maximizando recursos humanos, financeiros e patrimoniais, poderá levar o Conservatório a um patamar superior, nas referências nacionais e internacionais.
Estamos conscientes que o melhor modelo é aquele que está previsto na Portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto, que indica o ensino integrado ou articulado como o que mais sucesso pode promover nos alunos. Desta feita o nosso esforço vai nesse sentido, mantendo um conjunto de turmas em escolas básicas do 2.º e 3.º ciclos que são nossas parceiras no regime articulado. Acreditamos que com este modelo que se concretiza na Sede e em vários Polos e Núcleos, espalhados pela Madeira, estaremos a contribuir para o sucesso dos alunos ao completarem o Curso Básico de Música (equivalente ao 9.º ano de escolaridade) e que muitos deles possam depois ingressar nos cursos profissionais completando, assim, o ensino secundário artístico.
Se, numa escola, os alunos são o mais importante, pois estão no centro da comunidade educativa e devem ser o nosso FOCO, os docentes e os funcionários são imprescindíveis para que se garanta uma educação de qualidade rumo à excelência. Acreditamos que, de forma alinhada e empenhada, TODOS darão o seu melhor para que se cumpra a verdadeira Missão deste Conservatório: “Formar cidadãos para as artes e profissionais de excelência”