Nos próximos dias 23 e 25 de maio, decorrerão dois momentos formativos (masterclass e workshop) no Conservatório – Escola das Artes da Madeira, de flauta transversal e de voz, com duas jovens artistas portuguesas de destaque no panorama nacional e internacional. Estas atividades, abertas a todos os alunos e professores desta instituição educativa e demais interessados, decorrerão no Salão Nobre do Conservatório e são fruto das parcerias que a instituição tem, entre outras, com duas associações que se destacam no panorama educativo, musical e artístico da região.
A colaboração de longa data entre o Conservatório e a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (ANSA) / Orquestra Clássica da Madeira (OCM) e, mais recentemente, a parceria com a Associação de Jazz da Madeira Melro Preto, tem permitido que os jovens alunos do Conservatório tenham a possibilidade de conhecer e interagir com grandes músicos, de renome nacional e internacional.
Desta forma, o Conservatório receberá na próxima quinta-feira, dia 23, entre as 14h00 e as 17h00, Sónia Oliveira Pais, flauta solista coprincipal da Orquestra Gulbenkian que, paralelamente, se encontra a prosseguir estudos de mestrado na Hochschule für Musik und Theater, em Munique. Sónia Pais irá orientar uma masterclass de flauta transversal, promovida em parceria com a ANSA/COM, e partilhar a sua experiência técnica e profissional, nacional e internacional, com os participantes.
No sábado seguinte, dia 25 de maio, entre as 14h00 e as 16h30, será a vez de receber Joana Machado para o workshop ‘Voz: Corpo e Intelecto como Instrumento’. Será uma oportunidade para os participantes aprimorarem as suas habilidades vocais e aprofundarem os seus conhecimentos sobre o uso da voz enquanto instrumento completo, explorando a intersecção entre o físico e o mental, com um foco especial na improvisação. Este workshop é promovido em parceria com a Associação de Jazz da Madeira Melro Preto e as inscrições aceites através do e-mail geral@ajmmelropreto.pt.
Estas atividades com músicos experientes são uma parte essencial da formação de qualquer estudante de música, pois oferecem a oportunidade única de os alunos aprenderem diretamente com profissionais que já percorreram o caminho que eles estão a começar a trilhar. Para além de permitirem que os participantes vejam, em primeira mão, as técnicas e os métodos que os músicos mais experientes usam para aperfeiçoar a sua performance, também oferecem a oportunidade de poder receber deles um feedback direto, com conselhos e orientações, e a resposta às suas dúvidas através de uma interação direta, algo que os alunos precisam nesta fase de ensino. Estes momentos formativos também podem ser uma fonte de inspiração para os alunos: ver e ouvir músicos experientes a tocar, pode inspirar os alunos a esforçarem-se mais e a perseguirem os seus próprios objetivos musicais com maior paixão e determinação.
Nota biográfica de Sónia Pais:
Sónia Oliveira Pais (n. 1998) é flauta solista coprincipal da Orquestra Gulbenkian. Paralelamente,
prossegue estudos de mestrado na Hochschule für Musik und Theater München, na classe de Andrea Lieberknecht, e é membro da Junge Deutsche Philharmonie.
Foi academista da Mendelssohn-Orchesterakademie, academia da Gewandhausorchester Leipzig (2021/22), tendo gravado nesse período um CD Deutsche Grammophon das Sinfonias n.os 8 e 9 de Schubert, sob a direção de Herbert Blomstedt.
Ao longo do seu percurso, integrou orquestras como a Gustav Mahler Academy (2019 e 2020) e a Orquesta Joven de la Sinfonica de Galicia (2016). Como convidada, colaborou com a Dresdner Philharmonie, a Tchaikovsky International Orchester Ekaterinburg, a Orquestra Clássica de Espinho, a Orchester der Russisch-Deutsche MusikAkademie – projeto de Valery Gergiev, em colaboração com a Orquestra do Teatro Mariinski.
Dos concursos nacionais e internacionais nos quais se apresentou, destacam-se o 1.º Prémio e o Prémio Excelência – categoria A no Concurso Internacional de Música de Gondomar e o 3.º Prémio no concurso finlandês Tampere Flute Fest – Piccolo Orchestral Competition.
Iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade na Sociedade Filarmónica Fraternidade de São João de Areias, em Santa Comba Dão. Dois anos depois, ingressou no Conservatório de Música e Artes do Dão. Posteriormente estudou na Escola Profissional de Música de Espinho, sob a orientação de Paulo Barros. Em 2017 foi admitida na Hochschule für Musik Hanns Eisler Berlin, na classe de Benoît Fromanger, concluindo a sua licenciatura com a máxima classificação. Durante esse período foi bolseira da Lucia-Loeser Stipendium, bolsa atribuída por mérito artístico.
Nota biográfica de Joana Machado:
Joana Machado é uma cantora, compositora, performer, curadora e pedagoga. Nasceu no Funchal em 1978. Aos 6 anos iniciou a sua aprendizagem musical no Conservatório. Com 17 mudou-se para Lisboa onde frequentou durante um ano o curso de canto da Academia de Amadores de Música e, mais tarde, integrou a escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. No ano de 1999 foi referida como “Nova voz revelação”. Paralelamente, formou-se em Design Industrial na Universidade Lusíada. Em 2002 mudou-se para Nova Iorque a fim de frequentar o programa de Jazz e Música Contemporânea da New School University, que concluiu com uma Bolsa de Estudos atribuída por essa instituição.
Obteve o grau de Mestre em Música, Interpretação Artística, em 2012, na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto). Atualmente, frequenta o Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Estudou com Buster Williams, Connie De Jongh, Doug Weiss, Joanne Brackeen, Jeannie Lovetri, Lúcia Lemos, Luciana Souza, Reggie Workman, Sheila Jordan, Steve Coleman, Theo Bleckmann, Vic Juris, entre muitos outros. Realizou o Workshop “Singing Body/Dancing Voice” da companhia de Meredith Monk.
Já actuou ao lado de artistas como Abe Rábade, Bernardo Sassetti, Chris Strik, Edu Lobo, Gary Bartz, Jamey Haddad, Jane Ira Bloom, Jesus Santandreu, Paulo Braga, Perico Sambeat, Reggie Workmann, Rembrandt Frerichs, Sara Serpa, Toon Roos, entre outros.
Colaborou com Jazz Orchestras das quais destaca a Lehigh Valley Jazz Repertory Orchestra , dirigida por Bill Warfield; a New School University’s Jazz Orchestra, dirigida por Charles Tolliver; e a European Jazz Youth Orchestra, dirigida por Pedro Moreira.
Integra o célebre Septeto do Hot Clube de Portugal desde Dezembro de 2014, sendo a única cantora até à data.
Para além dos 5 títulos em seu nome “Crude” (TOAP 2006), “A Casa do Óscar” (Ed. Autor 2009), “Travessia dos poetas – Rosapeixe” (KARONTE 2010), “Blame it on my Youth” (WARNER 2014) e “Lifestories” (Ed. Autor 2016), a sua discografia inclui ainda participações em gravações de Abe Rábade (“Aloumiños de Seda” – 2008), Amílcar Vasques Dias (“Desnudo” – NUMÉRICA 2011), Ricardo Pinheiro (“Song Form” – TOAP 2013) e o Septeto do Hot Clube II e III (2015 e 2017). É um dos membros fundadores e directora musical do projecto vocal feminino Elas e o Jazz, em digressão desde 2018.
É professora na Licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada de Lisboa desde 2009. Integra também o corpo docente da Escola Superior de Dança do IPL e da Escola de Jazz de Luiz Villas-Boas (Hot Clube de Portugal).