Estão abertas as inscrições da “Masterclasses de instrumentos de orquestra e de Música de Câmara” promovida pela ANSA/Orquestra Clássica da Madeira em parceria com o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.
INSCRIÇÕES: AQUI
Datas:
- 09.11.2023: 14:00-18:00 / Masterclass de violoncelo / Formadora: Astrig Siranossiam
- 25.01.2024: 14h00 – 18h00 / Master Classe de violino / Formadora: Alissa Margulis
- 11.04.2024: 14:00-18:30 / Masterclass de clarinete / Formador: Carlos Alves
Prioridade:
-Professores do CEPAM
-Professores das disciplinas de cordas friccionadas e de Classe de Conjunto
-Professores de música
Duração: 12h30 (Validada)
Regime: (presencial )
Local: Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM), Av. Luís de Camões 1, 9004- 517 Funchal.
A inscrição na formação tem um custo de 20€
O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária:
IBAN PT50078101120112001447577 – Banco IGCP
Nome: Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira
O comprovativo de transferência deve ser enviado, obrigatoriamente, para o e-mail: formacao.cepam@edu.madeira.gov.pt . A inscrição só fica confirmada após o envio do comprovativo de pagamento
Núcleo de Formação e Recursos Pedagógicos:
Email: formacao.cepam@edu.madeira.gov.pt
Telefone: +351 291 10 35 17
Astrig Siranossian
Vencedora do Primeiro Prémio e diversas vezes vencedora do Prémio Especial do Concurso Internacional de Violoncelo Krzysztof Penderecki, Astrig Siranossian apresenta-se como solista com orquestras de renome internacional. É convidada regularmente por Daniel Barenboim, tendo também parceiros musicais nomes nada menos do que, Simon Rattle, Antonio Pappano, Yo-Yo Ma, Sol Gabetta, Bertrand Chamayou, Daniel Ottensamer … As salas mais emblemáticas que já acolheram a jovem instrumentista são: Paris Philharmonic, Musikverein em Viena, KKL Luzern, Basel Casino, Ópera de Dijon, Flagey em Bruxelas, Teatro Colón em Buenos Aires, Kennedy Center em Washington….
A gravação feita em 2016 pela etiqueta Claves Records e dedicada a Gabriel Fauré, Francis Poulenc e Komitas foi muito aclamada pela crítica, incluindo o Prémio da Música.
Obteve um “coup de coeur” pela rádio francesa belga durante a competição Queen Elisabeth 2017.
Astrig Siranossian é artista residente desde 2015 na “Queen Elisabeth Music Chapel” bem como na Fundação Singer-Polignac. Gravou um CD de música de câmara com a etiqueta Évidence dedicada a Franz Schubert, que será publicada em 2018. Em 2016, tornou-se Diretora Artística do Musicades Romanesques, festival da cidade de Romanos (França) que reflete a música com arte e gastronomia…
Astrig Siranossian iniciou-se na música aos três anos de idade. Cinco anos depois foi admitida no CNR em Lyon. Além de seus estudos no CNSM em Lyon, obteve o seu diploma de estudos superiores com distinção. Completou a sua formação na Suíça no Conservatório da Basileia na classe de Ivan Monighetti, passando o seu Concert Masters e o Soloist Masters com distinção.
Astrig toca um violoncelo Ruggieri de 1676, generosamente emprestado pela Boubo Music Foundation em Binningen.
Desde 2015, Astrig é artista residente do Queen Elisabeth Music Chapel, sob orientação de Gary Hoffman.
Usufrui de uma bolsa Baron & Baronne Wenceslas de Traux de Wardin.
É convidada regularmente a ministrar master classes internacionalmente.
Alissa Margulis
The Guardian descreve a maneira de tocar de Alissa Margulis como “excepcional”, Ivry Gitlis elogia – a como “uma revelação” e Martha Argerich considere-a de “forte personalidade musical” .
Apreciado por suas performances expressivas e muito emocionais, Alissa Margulis toca regularmente em importantes salas de concerto, como o Palais des Beaux Arts, em Bruxelas, a Colônia Filarmónica, o Musikverein de Viena, a Tonhalle Düsseldorf e Zurique, o St. Petersburg Philharmonic Hall, Bonn Beethovenhalle ou a Schönberg Hall em Los Angeles.
Nascida na Alemanha numa família de músicos russos, Alissa Margulis estudou em Colônia com Zakhar Bron, em Bruxelas com Augustin Dumay e em Viena com Pavel Vernikov.
Alissa Margulis fez sua primeira apresentação pública com a idade de sete anos com os Solistas de Budapeste e tem realizado inúmeros concertos com várias orquestras, nomeadamente, Camerata de Suíça, Kremerata Báltica, Düsseldorfer Sinfónica, Orquestra Sinfónica de Jerusalém, SWR, NDR e WDR Rundfunkorchester, ou a Orchestre National de Lorraine, entre outros.
Alissa Margulis é uma excelente interprete da música de câmara que colaborou com os artistas como Martha Argerich, Yuri Bashmet, Julian Steckel, Ivry Gitlis, Gidon Kremer, Mischa Maisky, Lilya Zilberstein, Paul Badura – Skoda e Polina Leschenko.
Alissa Margulis ainda apareceu em festivais como o Festival de Jerusalém Chamber Music, Wiener Festwochen, Lockenhaus, Gstaad Menuhin Festival, em Davos, Tours, Schleswig -Holstein, Verbier ou Maggio Musicale Fiorentino, entre outros. Todos os anos desde 2005 Alissa Margulis foi convidada para se apresentar no “Progetto ” de Martha Argerich em Lugano.
Durante a temporada 2012/2013 Alissa Margulis tocou os concertos na Philharmonie Essen, em Tóquio ou em Guebwiller, apresentou-se com a Orquestra Mundial da Juventude em Roma, Orquestra Filarmónica de Lorraine, a International Chamber Music Festival Stellenbosch na África do Sul. Além disso, Alissa Margulis realizou uma viagem artística no Japão com o seu irmão Júri Margulis e na Suécia com a Camerata Nordica em fevereiro de 2013, bem como deu a sua estreia no Festival Enescu, em Bucareste, em setembro de 2013. Alissa Margulis realizará um Recital em
” Spannungen ” Festival de Lars Vogt em Heimbach , bem como realizará o Concerto para violino e orquestra de Alexander Glazunov com a Orquestra della Svizzera Italiana Lugano, sob a direção de Alexandre Verdernikov, que será gravada para CD
(Avanti Classics) .
Em 2011 Alissa Margulis gravou junto com o seu irmão Jura Margulis peças de Franz Liszt para violino e piano. Alissa Margulis gravou também o Concerto para violino nº 4 de Mozart com a Camerata de Suíça sob a direção de Howard Griffith.
EMI Classics produziu vários CDs intitulados ” Martha Argerich and Friends” em que Alissa Margulis aparece em performance ao vivo.
Alissa Margulis é uma vencedora de muitas competições internacionais (Wieniawski, Vercelli, entre outros) e prémios, como ” Pro Europa “, da Fundação Cultural Europeia, que foi apresentado a ela por Daniel Barenboim.
Alissa Margulis é atualmente professora de violino no Conservatório Royal Artesis da Antuérpia, na Bélgica.
Carlos Alves
Carlos Alves é atualmente Clarinete Principal Associado na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Professor de Clarinete na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Foi Artista e Professor Convidado da Universidade do Estado do Arizona (EUA) em 2009 e 2010.
Curso Superior na Esmae, na classe do Prof. António Saiote e Prix de Perfectionement á Unanimité du júri au Conservatoire Superior de Region de Versailhes na classe do Prof. Philipe Cuper.
Fez Master Class com Walter Boykens, Guy Deplus, Philipe Cuper, Guy Dangain, Michel Arringhon, Michel Collins e Paul Mayer.
Foi Director Artístico do Festival Internacional de Música de Paços de Brandão de 2009 a 2012.
Em Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, no ciclo Master Pieces, foi convidado a ser o solista da estreia mundial do Concerto para Clarinete e Orquestra de Mário Laginha.
Em 2013 foi nomeado para o Júri da Direção Geral das Artes na área da Música.
Em 2015 no Concerto de Gala do Congresso Mundial de Clarinete em Madrid, foi o solista juntamente com Philippe Cuper e a Banda Sinfónica de Madrid na estreia da obra Lara de González Moreno.
Em 2016 foi o solista português na apresentação da Candidatura de Craiova na Roménia a Capital Europeia da Cultura tendo tocado a solo com a Orquestra Sinfonica de Ontélia no Grande Ciclo Europe Seasons.
Em 2018 tocou a solo e gravou em CD, o concerto para clarinete e orquestra de Mario Laginha com a Orquestra Gulbenkian de Lisboa.
Em 2019 em Paris foi galardoado com o Prix Musique Classique pelo Institut du Monde Lusophone.
Em Dezembro de 2019 e Junho de 2020 foi solista com a Orquestra Sinfónica do Porto na Casa da Música com o Concerto de A. Copland.
Em Abril de 2023 foi homenageado com a medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Nisa.
Foi premiado nos mais importantes Concursos Nacionais, 1o Prémio no Prémio Jovens Músicos, 1.o Prémio Juventude Musical Portuguesa e 1o Prémio no Concurso do Festival Internacional Costa Verde.
Foi Premiado nos Concursos Internacional de Roma e Concurso Internacional Aurelian Octav Popa na Roménia, abraçando, desde logo, uma intensa carreira solística e de música de câmara, que se expande internacionalmente por países como EUA, Rússia, Alemanha, Áustria, Holanda, Noruega, França, Itália, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Roménia, Macau, Brasil, etc.
Tocou a solo com a Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música, Orquestra Gulbenkian de Lisboa, Orquestra Sinfonietta de Castelo Branco ,Orquestra Clássica do Porto, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Nacional do Porto,
Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra do Sul, Orquestra Clássica do Centro, a Orquestra Artave, Orquestra Sinfónica de Constanza na Roménia, Orquestra Sinfonica de Ontélia na Roménia e a Orquestra J. Futura em Itália, Orquestra Templários, Banda Sinfónica de Madrid, Banda da Guarda Nacional Republicana, Banda Sinfónica da Branca e Banda Sinfónica Portuguesa.
Nos seus trabalhos discográficos destaca-se a gravação para a EMI Classics do Concerto para Clarinete e Orquestra de Mozart com o Maestro Rui Massena e a Orquestra Clássica da Madeira. Gravou também as Integrais II para clarinete solo de João Pedro Oliveira, a convite do próprio compositor. Tem um CD que foi realizado com Caio Pagano, Daniel Rowland, Caterine Stryncx e Paulo Álvarez, com obras de Olivier Messiaen (Quarteto para o Fim dos Tempos) e Béla Bartok (Contrastes) para a etiqueta Numérica. No seu CD gravado nos EUA, Recital in the West (2010), na companhia do consagrado pianista Caio Pagano, a imprensa norte americana encontrou a melhor interpretação da primeira sonata de Brahms: “Esta é sem dúvida a melhor versão da Sonata de Brahms que já ouvi. Carlos Alves extrai do clarinete um som belíssimo e soberbo, com um excelente sentido de frase musical ao longo de toda a obra” (Arizona Republic, julho de 2010). É membro fundador do Arte Music Ensemble com o qual gravou o seu ultimo disco Divine.
No Teatro Nacional de São João, Carlos Piçarra Alves musicou ao vivo Figurantes de Jacinto Lucas Pires e D. Juan de Moliére, destaca-se também a sua participação em Sombras, espetáculos com encenação de Ricardo Pais.
Carlos Piçarra Alves é artista Buffet Crampton e Vandoren, é internacionalmente um dos clarinetistas mais aclamados da atualidade.