Serviço de Psicologia e Orientação
O Serviço de Psicologia e Orientação é um serviço especializado de apoio psicoeducativo do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, que, em articulação com os outros órgãos da escola e com outros serviços locais, procura garantir a existência de condições potenciadoras da integração escolar e social dos alunos, bem como facilitar o processo de transição para a vida ativa e/ou para o ensino superior.
O Serviço de Psicologia e Orientação procura assegurar, na prossecução das suas atribuições e competências definidas pelo Decreto-Lei 190/91, de 17 de maio: o apoio psicológico e psicopedagógico; a orientação escolar e profissional; e o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa.
Ver todas as atribuições e competências deste serviço.
Os domínios de intervenção do psicólogo em contextos escolares estão enquadrados com as Orientações para o trabalho em Psicologia Educativa nas Escolas, um documento elaborado pela Direção-Geral da Educação e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Coordenador: Rúben Sousa (Psicólogo)
Telefone: +351 291 200 590 (extensão 38)
E-mail: psicologia.cepam@edu.madeira.gov.pt
Segunda-feira a sexta-feira das 09:00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Considerando as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e as restrições impostas no âmbito da pandemia COVID-19, o psicólogo do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) pode ter de optar por realizar a sua prática profissional recorrendo a meios de comunicação à distância (por exemplo, por videochamada). Todavia, a intervenção psicológica continuará a ser orientada pelos princípios profissionais estipulados pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), baseada na evidência científica e no cumprimento do Código Deontológico da OPP.
Considerando a autonomia técnica e científica do Psicólogo, compete-lhe, no âmbito do processo de avaliação e intervenção psicológica, tomar as decisões que considerar adequadas, sempre com o intuito de garantir os melhores resultados possíveis, centrados nas especificidades, necessidades e circunstâncias de cada cliente.
O SPO reconhece a eficácia da intervenção à distância, mas também que o uso de meios digitais no contacto com a/o cliente acarreta riscos específicos adicionais que deverão ser considerados caso a caso. Como tal, será necessário a obtenção do consentimento livre e informado.
Se pretender beneficiar de apoio psicológico e/ou psicopedagógico à distância, poderá contactar o SPO através do seguinte email: psicologia.cepam@edu.madeira.gov.pt.