Serviço de Psicologia e Orientação

Sobre

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é um serviço especializado de apoio psicoeducativo do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, que, em articulação com os outros órgãos da escola e com outros serviços locais, procura garantir a existência de condições potenciadoras da integração escolar e social dos alunos, bem como facilitar o processo de transição para a vida ativa e/ou para o ensino superior.

Este é um documento de enquadramento técnico normativo dos psicólogos em contexto escolar (…). O Referencial é um contributo para a qualidade dos Serviços de Psicologia e para o entendimento da comunidade educativa no que respeita à sua intervenção. Pretende clarificar a sua atuação junto dos órgãos de gestão, docentes, encarregados de educação e outros técnicos especializados, e constitui-se como um instrumento orientador e de apoio à prática e à tomada de decisão.

O Serviço de Psicologia e Orientação procura assegurar, na prossecução das suas atribuições e competências definidas pelo Decreto-Lei 190/91, de 17 de maio: o apoio psicológico e psicopedagógico; a orientação escolar e profissional; e o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa.

Ver todas as atribuições e competências deste serviço.

Os domínios de intervenção do psicólogo em contextos escolares estão enquadrados com as Orientações para o trabalho em Psicologia Educativa nas Escolas, um documento elaborado pela Direção-Geral da Educação e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Coordenador: Rúben Sousa (Psicólogo)

Contacto geral: +351 291 200 590

Contacto direto do SPO: +351 291 233 960

E-mail: psicologia.cepam@edu.madeira.gov.pt

Segunda-feira a sexta-feira das 09:00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00