
A Orquestra Sinfónica do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode é uma orquestra com formação sinfónica, integrada na disciplina curricular de Classe de Conjunto dos Cursos Profissionais de Instrumento e do Ensino Artístico Especializado.
Foi criada no ano letivo 2001.2002 com a denominação de Orquestra Académica, aquando do início da criação dos Cursos Profissionais no Conservatório, em que a disciplina de Orquestra faz parte integrante do currículo dos alunos de cordas, de sopros e de percussão.
A Orquestra Sinfónica do Conservatório, para além da vertente pedagógica de formar músicos, também têm a missão de contribuir para o desenvolvimento de públicos, fazendo assim, concertos de âmbito pedagógico por toda a Região Autónoma da Madeira. Apesar de ser uma orquestra de alunos do ensino básico e secundário, o seu repertório procura sempre se enquadrar no repertório de referência, incluindo obras sinfónicas, concertantes, coral-sinfónica, operática, bailado, musical e bandas sonoras de filmes.
A responsabilidade artística e pedagógica está desde o ano letivo 2015.2016 a cargo do prof. Francisco Loreto.
Atualmente, 58 alunos frequentam esta disciplina de orquestra.

Diretor Artístico
Francisco Loreto
Saber mais…
É desde 1998 professor de Análise e Técnicas de Composição, e Acústica no Conservatório, e 1º clarinete solista da Orquestra Clássica da Madeira.
Entre 1993 e 98 formou-se simultaneamente em Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa e em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Estudou Direção de Orquestra na «Escuela de Direcccion de Orquestra e Banda Navarro Lara», em Huelva, Espanha, tendo obtido em dezembro de 2016 o seu Diploma de licenciatura em Direção de Orquestra pela Royal School of Music de Londres.
Desde 2015 que é o maestro da Orquestra Sinfónica do Conservatório.