Estudar no Conservatório

Informações para novos alunos e encarregados de educação:

O Conservatório é uma escola centrada na missão maior de receber crianças e jovens que  manifestem vontade e/ou vocação e as aptidões necessárias para o desenvolvimento de talentos artísticos e tenham a motivação necessária para o estudo dos mesmos. Por outro lado, que tenham pais e encarregados de educação (EE) conscientes do seu importante papel no apoio e incentivo aos seus educandos. Este factor fará o sucesso no percurso de qualquer aluno que queira seguir uma carreira nas artes, ou simplesmente completar um determinado percurso artístico.

Neste Conservatório existem 3 tipos de ensino:

Ensino Artístico Especializado

Para quem quer aprender artes de acordo com um currículo oficial e, eventualmente, seguir esta área como uma profissão.

– Iniciação Musical (a partir dos 6 anos)
– Curso Básico (a partir dos 10 anos)
– Curso Secundário (a partir dos 15 anos)

how essential oils help manage withdrawal symptoms steroids buy 4.1 types of tissues – anatomy & physiology

Ensino Artístico Profissional

Para quem quer aprender artes de acordo com um currículo oficial e pretende seguir esta área como uma profissão.

Equivalência ao Ensino Secundário
(a partir dos 15 anos)

Cursos Livres em Artes

Para quem quer aprender artes de forma livre, de modo a garantir o enriquecimento pessoal, bem como a possibilidade de seguir esta área como uma profissão.

A partir do nascimento



Que tipo de ensino é indicado para o meu educando?

Se pretende…

…  um ensino onde o seu educando possa desenvolver a sua vocação, aptidão ou talento artístico;

… uma formação sólida que permita ao seu educando, eventualmente, exercer uma profissão no ramo artístico;

… que o seu educando prossiga os estudos superiores na área da música.

Estes cursos podem ser frequentados na modalidade de regime articulado (as disciplinas do ensino artístico e especializado são asseguradas pelo Conservatório e as restantes  pela escola) ou supletivo (a frequência é restrita à componente de formação artística especializada dos planos de estudo ou componentes de formação científica e técnica artística)

Se pretende…

… que o seu educando obtenha um diploma de conclusão do nível secundário de educação e um certificado de qualificação
profissional de nível 4 (dupla certificação);

… que o seu educando tenha uma saída profissional na área das artes do espetáculo ou prossiga estudos superiores nesta área.

Se pretende…

… proporcionar uma atividade artística e criativa ao seu educando, nos tempos livres, mas sem a obrigatoriedade de uma certificação;

… proporcionar ao seu educando, de forma lúdica, a participação em grupos teatrais, de dança ou musicais, designadamente: coros; orquestras; tunas; ensembles.

A qualquer momento, os alunos dos Cursos Livres em Artes podem ingressar no Ensino Artístico Especializado e Profissional, através da realização de uma prova, de modo a obterem uma certificação oficial.

Como apoiar o ensino do seu educando?

1 Frequente com o seu educando espetáculos do CEPAM e de outras organizações artísticas da RAM. Contribua para criação de hábitos culturais e de integração do seu educando na vida cultural da escola e da região.

2 Assista às audições e concertos em que participa o seu educando. A sua presença, nestes momentos de aprendizagem, mostra que valoriza o esforço, incentiva o estudo e potencia a autoestima do seu educando.

3 Habitue o seu educando a ser assíduo e pontual. Assiduidade e pontualidade são valores essenciais para o sucesso.
Chegar 10 minutos antes da hora  contribui para uma melhor concentração nas disciplinas e para a sociabilização com os colegas.

4 Peça ao seu educando para lhe apresentar o que está a aprender. Atuar para a família é um dos maiores estímulos para as crianças e jovens. Além disso, demonstra o seu envolvimento na educação do seu educando e incentiva-o a estudar.

5 Incentive o seu educando a estudar todos os dias. Os resultados atingem-se com o estudo regular, tanto do Instrumento como da Formação Musical.

6 Invista na aquisição do instrumento. Permita ao seu educando o contacto diário com o seu instrumento de estudo. O Conservatório pode, numa primeira fase, ajudar nesse sentido, através do aluguer de instrumentos.

7 Apoie o Conservatório. Os donativos e patrocínios são essenciais, de uma forma complementar, para melhorar a experiência formativa e permitir a participação dos alunos em concertos e cursos fora da RAM.

8 Sabia que o CEPAM também é apoiado ao abrigo da Lei do Mecenato? Faça um donativo e ajude as nossas atividades.
Para mais informações contacte-nos através do e-mail:
donativos.cepam@edu.madeira.gov.pt