
O Orquestra de Cordas do CPI, nasceu no âmbito da disciplina da Música de Câmara do Curso Profissional de Instrumentista, no ano 2010.
A formação de músicos amplamente desenvolvidos com cultura de performance é um dos principais objetivos da criação deste ensemble de cordas, que é destinado aos formandos dos 1.º, 2.º e 3.º anos do Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Teclas.
O principal objetivo neste espaço de formação é desenvolver a capacidade de tocar em conjunto, que engloba comunicação, adaptação auditiva, desenvolvimento técnico, conhecimento do repertório e desenvolvimento da linguagem de ensemble de cordas, preparando assim os alunos para uma progressão de estudos numa instituição de ensino superior ou uma eventual entrada no mercado de trabalho.
A formação deste agrupamento está baseada na estrutura da Orquestra de Câmara e durante esses anos foi orientada pelos Professores João Norberto Gomes, Volodymyr Petryakov e Yuriy Kyrychenko.
A Orquestra participou em várias atuações por toda a Região da Madeira, realizou os Concertos em espaços mais emblemáticos, tais como: Teatro Municipal, Centro de Congressos da Madeira, Palácio de São Lourenço, Igreja da Sé, entre outros. Promoveu o conhecimento da música erudita e música clássica popular ao público, realizou várias gravações das obras do seu repertório.
No ano letivo 2021/2022 a Orquestra de Cordas do CPI foi constituída por alunos de Violino, Viola de arco, Violoncelo e Contrabaixo dos 1.º, 2.º e 3.º ano do Curso Profissional de Instrumentista e orientada pelos Professores Yuriy Kyrychenko e Volodymyr Petryakov.

Diretor Artístico
Yuriy Kyrychenko