
O Ensemble de Clarinetes foi constituído em 1996, tendo origem no naipe de Clarinetes da Orquestra de Sopros. Atualmente, este Ensemble conta 9 alunos dos Curso Livres em Artes, tendo como responsável Artístico o Professor José António Sousa. O seu repertório é diversificado, integrando música de géneros clássico, tradicional e ligeiro.

Diretor Artístico
José António de Sousa
Saber mais…
Concluiu com distinção (18 valores) o curso completo de Clarinete no Conservatório – Escola das Artes – Eng.º Luíz Peter Clode em 1985, tendo como Professores, ao longo do curso, Raul Serrão, M. Esteves e José A. Faria.
Começou a lecionar a disciplina de Educação Musical no ano letivo 1983/84. É professor do quadro de nomeação definitiva da disciplina de Educação Musical, na Escola do 2.º e 3.º Ciclos Doutor Horácio Bento de Gouveia, desde setembro de 1989.
Em 1985, conclui com aproveitamento o exame final do Curso (cinco anos) de “Pedagogia Musical” do Professor Pierre Van Hauwe.
Em 1985 foi finalista, na disciplina de Clarinete, a nível Nacional, do concurso Jovens, que se efetuou no Conservatório de Música de Lisboa.
No ano letivo 1988/89 obtém a profissionalização pela Universidade da Madeira.
Frequentou o aperfeiçoamento na disciplina de Clarinete com o Prof. Robert Bramley, nos anos letivos de 1997/98 a 1999/2000, no Conservatório de Música da Madeira.
Lecionou a disciplina de Clarinete, Saxofone e formação Musical no Conservatório de Música da Madeira: Sede e Núcleo de Santana.
Foi 2.º Clarinetista e fez música de câmara no “Quinteto de sopros de madeira” e no “Quinteto Madeira”, na Orquestra Clássica da Madeira.
É professor do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode – Cursos Livres em Artes desde o ano letivo de 1992/93, lecionando a disciplina de Clarinete e é Diretor Artístico dos Ensembles de Clarinetes A e B. Como diretor artístico, para além dos diversos concertos das temporadas Artísticas e concertos espetáculos das festividades de Natal e Fim de Ano, participou também, em quatro festivais Internacionais de Música para Jovens: Gaia 1999/2001/2002 e 2003 e em três concertos em Ponta Delgada nos Açores.
Ao longo dos anos de 2000 a 2014, foi Diretor Artístico da Dixieband e Trio New Sounds.
A um de julho de 2010, conclui o Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Setúbal.