Apresentação do CD ‘Machetes, Cantigas e outras Iguarias’ do Si que Brade

A apresentação do CD do grupo Si que Brade, intitulado ‘Machetes, Cantigas e outras Iguarias’, está marcada para esta quinta-feira, dia 28 de setembro, às 15:00h, no Salão Nobre do Conservatório – Escola das Artes da Madeira. Este evento constitui um marco significativo na história de 35 anos deste grupo musical, celebrando três décadas e meia de dedicação à música e à cultura tradicional madeirense.

Nos próprios termos dos membros do grupo Si que Brade, este álbum representa “uma fatia de felicidade” que se traduz no propósito primordial deste projeto. Aqui, ao longo dos anos, desenrolaram-se inúmeras histórias, tanto individuais como coletivas, de um grupo de pessoas que, apesar de ser “tão pouca gente,” se tornou maior através da música. Este álbum é, portanto, uma celebração dessa jornada única.

‘Machetes, Cantigas e outras Iguarias’ é uma obra que abraça as raízes musicais tradicionais da Madeira, misturadas e temperadas com elementos contemporâneos. As faixas deste CD são um testemunho de afinidades, gargalhadas, acordes, melodias, responsabilidades e descontrações que fizeram parte da trajetória deste grupo. Ele encapsula tanto concordâncias quanto contradições, oferecendo um mosaico sonoro que reflete a diversidade da cultura madeirense.

As letras das canções exploram temas relacionados com a terra, o mar e as pessoas, assim como os lugares e as gentes da Madeira. O CD inclui composições de autores tanto desconhecidos quanto reconhecidos, demonstrando a diversidade e a riqueza do património musical da ilha.

A apresentação do CD pretende ser uma celebração aberta a todos os que passaram por esta jornada musical, seja tocando ou ouvindo. Convidamos todos a se juntarem a nós para fazer desta apresentação uma “fatia feliz” nas suas próprias vidas, repletas de música, tradição e alegria.

Alinhamento das Músicas do CD:

  1. Barquinha feiticeira (tradicional)
  2. Boca dos namorados (Mário André Rosado)
  3. Cantiga do soldado (tradicional)
  4. Lira (tradicional – Açores)
  5. Marcelina e Luisinha (Mário André Rosado)
  6. Testemunha de meus ais (Silva Teles)
  7. Ceifa (tradicional)

Sobre o Si que Brade:

O Si que Brade é um projeto escolar que teve início no ano letivo de 1987/88, com a missão de proporcionar a jovens alunos a oportunidade de explorar os instrumentos tradicionais e a música enraizada na cultura madeirense. Além dos instrumentos tradicionais, como os machetes, este grupo incorporou o baixo, a viola e a flauta transversal para enriquecer ainda mais o seu som, tornando-se um ícone na cena musical da Madeira.

Ficha técnica: 

Direção Artística: Roberto Moritz

Direção Geral da Edição: Carlos Gonçalves

Coordenação Editorial: Paulo Esteireiro

Coordenação Gráfica: Tiago Machado

Design Gráfico: Bianca Bettencourt

Desenhos: Guilherme Santos

Gravação áudio: Eduardo Gonçalves (Estúdio SRE)

 

 

 

 

 

 

 

 

Músicos:

Afonso Moniz (viola de arame) 

Afonso Silva (voz, braguinha) 

Artur Mendonça (braguinha) 

Beatriz Pacheco (voz, braguinha) 

Constança Aveiro (flauta, voz) 

Eva Casaca (voz, braguinha) 

Guilherme Santos (voz, braguinha) 

Joana Camacho (voz, percussão) 

Joana Freitas (voz, braguinha) 

João Pedro Sousa (voz, braguinha) 

Marcelo Ramos (viola baixo)

Rúben Martins (voz, braguinha) 

Tiago Freitas (braguinha)