O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, apresenta 3 espetáculos teatrais no próximos fins-de-semana: ‘Bulhas e Bolhões’, a 29 e 30 de novembro, ‘Batuc a partir de Voltaire’, nos dias 6 e 7 de dezembro, e ‘Os Diários de Rachel Cory’, a 14 e 15 de dezembro, todos na Casa da Cultura de Câmara de Lobos e com entrada livre.
‘Bulhas e Bulhões’, a partir do dramaturgo veneziano Carlo Goldoni, será o primeiro espetáculo apresentado. Com orientação do professor Pedro Araújo Santos, será interpretado pelos alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação. As sessões têm início pelas 20h30, nos dias 29 e 30 de novembro.
Sinopse do espetáculo: “Pensem numa cidade onde a vida é um espetáculo! Um lugar onde todos os habitantes são calmos e todos são amigos uns dos outros! É bom, não é? Bem… essa não é a nossa terra! O que aqui se passa poderia acontecer em qualquer sítio do mundo: o “diz que disse”, as intrigas entre vizinhos, a “dor de cotovelo” e as “bocas de lume” fazem parte do nosso habitat. Tomemos, por exemplo, um jovem sedutor à procura de uma noiva. Tudo isto está muito bem… (não fosse ele se meter com moças que já estão prometidas a outros rapazes). Resultado? Provocações, porrada, chatice e muitas pedras pelo ar! As mulheres berram e arranham-se! Os homens fazem o braço de ferro! Tanto os nossos pescadores, que são uns vendidos, como as suas mulheres, irmãs e cunhadas não sabem fechar a matraca. Quem sabe, poderá ser preciso chamar a polícia…! Enfim… sejam bem-vindo às bulhas… e nós somos os bulhões!”
* *
Nos dias 6 e 7 de dezembro, a partir das 20h30, estará em cena a peça teatral ‘Babuc a partir de Voltaire’, protagonizada pelos alunos do 1.º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação, com orientação do professor João Paiva.
Sinopse do espetáculo: “O povo persa está fora do controlo e os Deuses das Ásias reúnem-se para tomar uma decisão sobre o que fazer com a sua capital: Persépolis. Incapazes de tomar uma decisão, nomeiam o humilde citá Babuc para elaborar um relatório sobre a cidade, e com base nesse relatório decidirão se castigam a cidade ou se a destroem. Babuc nunca esteve na Pérsia. Não fala a língua da terra nem conhece ninguém por lá, mas, após receber tudo o que precisava dos Deuses, parte numa aventura repleta de revelações, surpresas e decisões que irão definir o futuro de uma cidade. De uma cultura. De um povo.”
* *
‘Os Diários de Rachel Cory’ será o último dos 3 espetáculos produzidos pelo Conservatório. A partir da sua experiência em contexto de mobilidade, através do programa Erasmus +, na Esc0la La Manada, em Madrid, os alunos do 3.º ano dos Cursos Profissionais de Artes do Espetáculo – Interpretação e de Intérprete de Dança Contemporânea criaram este espetáculo que apresentarão ao público nos dias 14 (14h00 e 20h30) e 15 de dezembro (20h30), orientados pelos professores Delia Villegas e Ana Teresa Monteiro.
Sinopse do espetáculo: “A determinação de Rachel Corrie em construir um mundo melhor e mais pacífico levou-a de Olympia, Washington, ao Médio Oriente, onde morreu em 2003, quando tentava bloquear a demolição da casa de uma família palestiniana na Faixa de Gaza. Ativista americana de 23 anos, Corrie também possuía um notável dom para poesia, escrita e desenho. Let Me Stand Alone – Os Diários de Rachel Corrie” uma seleção de seus diários, cartas e desenhos escolhidos por sua família, revela sua história, desde as suas reflexões precoces quando jovem até seus e-mails finais. As palavras de Corrie – seja ao escrever sobre as questões iminentes de nosso tempo ou sobre a angústia comum de um adolescente americano – trazem à vida tudo o que significa atingir a maioridade: um senso de identidade nascente, uma sede pelos próprios ideais e uma evolução da conexão com outras pessoas, próximas e distantes.”

