Ensemble de Saxofones do Conservatório leva Madeira a Festival Internacional e organiza concerto para apoiar deslocação

O Ensemble de Saxofones do Polo de Machico do Conservatório-Escola das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode, vai representar a Madeira no Festival Internacional de Saxofones de Palmela (FISP), em julho de 2025, naquela que é considerada uma das maiores plataformas mundiais dedicadas ao saxofone, reunindo músicos, compositores e pedagogos num ambiente de excelência artística e formativa. Para ajudar a suportar os custos da deslocação, o grupo irá promover um concerto de angariação de fundos no dia 20 de junho, às 20h30, na sala multiusos do Fórum Machico. Formado por jovens estudantes dos polos de Machico, Caniço e Santana, o Ensemble tem vindo a afirmar-se num espírito de rigor, entusiasmo e dedicação. A direção artística está a cargo da professora Ana Irene Rodrigues, com direção musical do professor Nuno Santos e o acompanhamento próximo dos professores Nubélia Fernandes, Mariana Ornelas e Duarte Basílio. A entrada é livre e qualquer contributo será recebido com gratidão.

A participação no FISP representa uma oportunidade única de crescimento artístico e pedagógico, de envolvimento comunitário e de valorização para estes jovens músicos. Mais do que uma viagem, é um compromisso com a criação, com o talento e o futuro da música feita no Conservatório e na Madeira, mas também do compromisso da instituição com o ensino da música e a vontade de dar visibilidade ao saxofone enquanto instrumento artístico, melódico e performativo.

Ao Conservatório juntaram-se várias entidades que, com generosidade e visão, têm viabilizado esta participação: Direção Regional da Juventude, Câmara Municipal de Machico, Junta de Freguesia de Machico, Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia de São Jorge, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Madeira e Agência de Publicidade da Madeira.