Conservatório realiza Jornadas de Música Histórica nos Açores e homenageia Luísa Cymbron

A musicóloga Luísa Cymbron, uma das vozes mais influentes da investigação musical em Portugal, será homenageada na próxima edição das Jornadas de Música Histórica “Notas no Tempo”, que chegam a Ponta Delgada a 21 e 22 de novembro de 2025, reforçando o papel dos Açores como palco central na preservação e estudo do património musical atlântico.

Com esta homenagem como ponto de partida, as Jornadas reforçam o seu compromisso com a preservação e valorização do património musical dos Açores, da Madeira e do Atlântico, promovendo um encontro que reúne investigadores, músicos e especialistas em torno da música histórica, da sua investigação e das suas práticas.

 

A programação distribui-se pelo Anfiteatro VIII da Universidade dos Açores (21 de novembro) e pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada (22 de novembro), Açores.

O evento é organizado pela Academia das Artes da Universidade dos Açores (UAc.artes), pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada e pela Academia Madeirense de Musicologia e Estudos Artísticos do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, com a colaboração da BAM – Biblioteca, Arquivo e Museu da UAc, do CHAM – Centro de Humanidades, do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, do INET-md e da Direção Regional da Cultura do Governo dos Açores.

Esta segunda edição das Jornadas “Notas no Tempo” afirma-se como um espaço de reflexão, debate e partilha, valorizando a investigação e a memória musical atlântica, agora enriquecida com a homenagem a uma das figuras mais relevantes da musicologia contemporânea.

Breve nota sobre Luisa Cymbron

Luísa Cymbron é professora na Universidade Nova de Lisboa e uma referência na musicologia. É ,desde 2023, diretora executiva do Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Música (CESEM), membro do grupo Caravelas e da linha de investigação em Estudos de Ópera. Dedica-se maioritariamente ao estudo da história da música no Portugal do século XIX, a ópera italiana e as relações musicais entre Portugal e o Brasil. Entre as suas contribuições, destaca-se a co-investigação do projeto “Lanterna Mágica – Estudo, preservação, uso e re-uso em Portugal no século XIX”; a publicação das obras “História da Música Portuguesa” ou “Olhares sobre a Música em Portugal no Século XIX”. Luísa Cymbron contribuiu ainda para atividades de divulgação, nomeadamente através de concertos comentados, sobretudo sobre a música de compositores portugueses e brasileiros. Por estas razões, o Conservatório – Escola das Artes da Madeira, a Universidade dos Açores e o Conservatório Regional de Ponta Delgada decidiu homenagear a professora Luísa Cymbron pela sua notável carreira, cuja contribuição tem deixado uma marca profunda em sucessivas gerações de estudantes, músicos e investigadores.