Curso Básico de Música

 O Curso Básico de Música divide-se em dois ciclos, equivalentes aos do ensino de escolaridade obrigatória: 2º ciclo (1º e 2º grau) e 3º ciclo (3º, 4º e 5º grau). O acesso a este tipo de ensino vocacional é orientado para crianças aos 10 anos no regime articulado, entre os 10 e os 12 anos de idade, no regime supletivo.

Características:

Duração:

5 anos

Localização:

Sede ou Núcleos do Conservatório

Ciclo de estudos:

2.º e 3.º Ciclos

Requisitos:

10-12 anos ou 5.º ano

O Curso Básico de Música rege-se pela Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto. Podem ser ministrados em Regime Articulado (as disciplinas curriculares artísticas do Conservatório são integradas na componenete curricular escolar dos alunos) ou em Regime Supletivo (as disciplinas curriculares artísticas do Conservatório são independentes da componente curricular escolar dos alunos). O Plano Curricular é constituído por cinco graus, e fazem parte deste curso as disciplinas de Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto.

A conclusão do Curso Básico de Música, com direito a certificado e Diploma, faz-se através do aproveitamento em todas estas 3 disciplinas de Instrumento, de Formação Musical e de Classe de Conjunto (5º grau). Para os alunos que concluem o Nível 4 da Iniciação Musical serem admitidos no Curso Básico de Música, terão que efetuar com sucesso uma Prova de Admissão ao 1º grau. Os alunos externos ao Conservatório necessitam de fazer uma prova de Aptidão Musical para serem seriados e admitidos ao 1º grau, mediante vagas disponíveis em cada ano letivo. Podem os novos alunos requererem admissão a outro grau superior, mediante idade e a realização com aproveitamento das respetivas provas de admissão para esses graus superiores.

Definidas na Portaria n.º223-A/2018

Área de Alunos

Sede do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode

Avenida Luís de Camões, N.º 1, 9004-517 Funchal

Telefone: +351 291 200 590

E-mail: alunos.cepam@edu.madeira.gov.pt