Coro Infantil do Conservatório

O Coro Infantil do Conservatório – Escola das Artes da Madeira através da Direção de Serviços de Expressões Artísticas (DSEA) foi constituído em outubro de 1987, na dependência da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. Atualmente é composto por 54 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.

Desde a sua constituição, vem participando em inúmeras atuações de caráter sociocultural, organizadas por entidades públicas e privadas, bem como em programas de rádio e televisão, salientando-se a participação anual no Festival da Canção Infantil da Madeira, onde faz o suporte coral de todas as canções concorrentes. Participou em vários Encontros e Festivais de Coros Infantis e Juvenis da Madeira e Porto Santo. Realizou digressões a Portugal Continental nomeadamente a Setúbal, Figueira da Foz e Coimbra. Participou por 2 vezes na Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz.

Participou em 2010 no concerto de simbiose intitulado “Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima”, na Igreja do S. João Evangelista, em 2011 participou no “Concerto de Abertura dos 500 anos da Diocese do Funchal” na Igreja Matriz de Machico, nas óperas “Orquídea Branca”, “O Salto” e o “Grito de Esperança”. Interpretou a “Mass of the Children” de John Rutter com o Coro de Câmara da Madeira e o Coral do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto dirigido pelo Maestro António Sérgio Ferreira. Em 2018, participou em dois Concertos de Natal com a Orquestra Clássica da Madeira no Centro de Congressos da Madeira e no Concerto de Natal intitulado “Um presente de Natal” organizado pela DSEA.

Participa também na Festa da Flor, nas atuações de Natal junto ao presépio e atuações de Natal em unidades hoteleiras e em diversos espetáculos de simbiose. Comemora o Dia do Pai, o Dia da Mãe, o Dia da Criança e o Dia da Padroeira da Música e dos Músicos.

Possui registo discográfico. Esteve a seu cargo a gravação do suporte publicitário da Luso Fruta Kids em 2017.

Desde 1990 a direção artística é da responsabilidade da Professora Zélia Gomes.

Diretor Artístico

Zélia Gomes

Saber mais…

Doutorada em Ciências do Trabalho, área da Psicologia Social, pela Universidade de Cádiz, Espanha;

Diploma de Estudos Avançados em Ciências do Trabalho, área da Psicologia Social, pela Universidade de Cádiz, Espanha;

Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico;

Licenciatura em Administração e Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE) de Odivelas;

Profissionalização em Serviço pela Universidade da Madeira – Centro Integrado de Formação de Professores;

Diplomada com o Curso Superior de Canto e Concerto pelo Conservatório de Música da Madeira.

Participou em vários cursos de Formação e Pedagogia Musical e “Cursos Internacionais de Direcção Coral e Técnica Vocal.

Entre 2008/2011, lecionou a disciplina de Técnica Vocal na Licenciatura em Educação Musical no Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE) de Odivelas;

A partir de 1990/91 é Professora de Canto/Canto Coral e Diretora Artística dos Coros Infantil, Juvenil, Ensemble Vocal Regina Pacis e Ensemble Vocal Feminino Ninfas do Atântico da DSEAM;

A partir de 2001 obteve o cargo Diretora Artística do Coro de Câmara da Madeira;

Entre 1990 a 2000 foi Diretora Artística do Grupo Coral do Estreito de Câmara de Lobos;

De 1998/99 a 2001/2002 lecionou a disciplina de Canto no Conservatório de Música da Madeira – Ensino Artístico (CEPAM) e Diretora Artística do Coro Juvenil do CEPAM.

Tem realizado numerosos concertos nomeadamente na RAM, Porto Santo, Portugal continental, Espanha e Eslovénia.