Ensino Artístico Especializado

O ensino artístico especializado é composto por cursos de nível de iniciação, básico e secundário, que se destinam a alunos com vocação na área da música e que procuram desenvolver a suas aptidões ou talentos artísticos. A iniciação aplica-se aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico (um tempo de instrumento e dois tempos de formação musical). Os níveis básico e secundário destinam-se a quem pretende desenvolver uma formação de excelência, com o objetivo de exercer uma profissão numa área artística ou aceder ao ensino superior artístico.

Há dois regimes de frequência neste Conservatório: o articulado e o supletivo.

No regime articulado, o Conservatório oferece apenas as disciplinas das componentes específicas da educação artística, enquanto as disciplinas do currículo geral são da responsabilidade das escolas dos ensinos básico ou secundário. Assim, o aluno tem as aulas de educação artística no Polo ou Núcleo do Conservatório mais próximo da sua localidade (que, em alguns casos, funciona nas mesmas instalações escolares) e é dispensado das que são oferta curricular da escola.

Já no supletivo os alunos frequentam as disciplinas de ensino artístico especializado da música no Conservatório (no Polo ou Núcleo mais próximo da sua localidade), independentemente das habilitações que possuem. Ou seja, além do currículo normal, os alunos vão fazer o curso de música de forma complementar.

Consultar conteúdos programáticos

Iniciação

Básico

Secundário