Curso de Iniciação à Música

Visando estar ao alcance dos mais pequenos, o Conservatório ministra o Curso de Iniciação à Música, constituído por quatro níveis. Esta modalidade de ensino é destinada a crianças com idades compreendidas entre os 5/6 anos e os 9/10 anos, e não exige prova de admissão.

Características:

Duração:

4 anos

Localização:

Sede ou Núcleos do Conservatório

Ciclo de estudos:

1.º Ciclo

Requisitos:

5/6 anos/1.º ano ou 9/10 anos/4.º ano

A Iniciação à Música processa-se através de aulas teórico-práticas de grupo, das seguintes disciplinas obrigatórias: Iniciação à Formação Musical, Classe de Conjunto e Iniciação de Instrumento.

Funciona ainda o Atelier Musical Infantil, apenas nos níveis 1 e 2. O Atelier Musical Infantil é um projeto que visa apresentar e dar a conhecer os instrumentos que pertencem a uma Orquestra, com demonstrações aos alunos por parte de professores especializados, dando, assim, um conhecimento abrangente de todos os instrumentos que pertencem a uma Orquestra, e que se podem estudar no Conservatório. Nestas sessões, para além de se falar da história dos instrumentos, da sua evolução e de diversos compositores, existe ainda a parte da experimentação dos mesmos pelos alunos que frequentam a disciplina de Iniciação ao Instrumento, de modo a que possam, futuramente, escolher o seu instrumento.

Definidas na Portaria n.º223-A/2018

Área de Alunos

Sede do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode

Avenida Luís de Camões, N.º 1, 9004-517 Funchal

Telefone: +351 291 200 590

E-mail: alunos.cepam@edu.madeira.gov.pt