O Conservatório – Escola das Artes da Madeira organiza, de 14 a 20 de julho de 2025, a 8.ª edição do Estágio de Orquestra Sinfónica, com direção artística do Maestro Francisco Loreto. Aberto a jovens músicos de todo o país, o Estágio contará com uma formação orquestral entre 70 e 80 elementos. As inscrições estão abertas até ao dia 21 de abril.
Este ano, a organização incluiu tempos livres na programação, para possibilitar atividades turísticas a quem se desloca à Madeira, permitindo assim uma combinação entre música e lazer. Neste sentido, o programa foi pensado não só para proporcionar uma intensa e rica experiência artística, mas também para permitir que os participantes provenientes do Continente e Açores possam aproveitar a oportunidade para desfrutar de umas miniférias na ilha da Madeira – uma combinação perfeita entre música e paisagem!
Deste modo, convidamos todos os jovens músicos interessados, a garantir o seu lugar nesta iniciativa que, ano após ano, se tem afirmado como uma referência no calendário formativo orquestral em Portugal.
Realização
Data: de 14 a 20 de julho
Local: Centro de Congressos da Madeira
- Ensaios tutti: de 14 a 18 de julho – Sala Azul
- Concerto final: dia 20 de julho – Auditório.
Inscrições/Participação
Inscrições:
A participação neste Estágio contempla uma pré-inscrição. A mesma está a decorrer, até ao dia 21 de abril, para os seguintes instrumentos: Corne Inglês, Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Tuba, Violino, Viola de arco, Violoncelo e Contrabaixo
Em cada naipe, e caso o número de inscrições seja superior ao número de vagas, serão aplicados critérios de seleção, com base na meritocracia (currículo) de cada elemento, ou em caso de dúvida, poderá ser requerido o envio de um breve vídeo com gravação de uma peça de livre escolha.
Link de inscrição: clique aqui!
A participação neste Estágio é gratuita e confere um certificado de participação. Os custos associados à viagem, estadia, alimentação e demais despesas pessoais, são da responsabilidade dos participantes admitidos.
Confirmação da admissão
Com o objetivo de permitir reservas atempadas de viagem para a Madeira, a organização comunicará o quanto antes, aos pré-inscritos, a confirmação da respetiva admissão.
Repertório
O repertório selecionado para esta edição contempla duas fantásticas obras do repertório português, num Tributo à música sinfónica portuguesa, que incluirá a SUITE MEDIEVAL de Frederico de Freitas e a fabulosa SINFONIA n.º 4, op. 16 de Joly Braga Santos, sinfonia esta que tem como seu epílogo, o emocionante “Hino à Juventude”.
Plano de trabalhos (sujeito a alterações)
Apenas para alunos do Conservatório da Madeira*:
- Dia 10 (dia todo) – ensaio de naipes com professores
- Dia 11 – só manhã – ensaio de naipes com professores
- Dia 12 de manhã – ensaio de Cordas
- Dia 12 de tarde – ensaio de Sopros e Percussão
* Os participantes dos Açores e Continente estão dispensados dos ensaios dos dias 10 a 12 de julho.
Ensaios Tutti (alunos: Madeira, Açores, Continente)
- Dia 14/07 – das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00 – Ensaio de Tutti
- Dias 15, 16, 17/07 – das 15h00 às 19h00 – Ensaio de Tutti
- Dia 18/07 – das 15h00 às 19h00 – Ensaio de Tutti e ensaio geral
- Dia 19 – dia livre!
- Dia 20, ensaio de colocação/aquecimento (16h45), Concerto Final (18h00) e Entrega de Certificados de Participação (após o concerto).
Para quem viaja: O que fazer na Ilha da Madeira quando não houver ensaio?
Ao abrir pré-inscrições a alunos de todo o território do país, a organização deste Estágio teve em consideração permitir nessa semana de Estágio, tempos livres para que os interessados possam assim conciliar o prazer de fazer música sinfónica portuguesa, com tempos livres disponíveis para a realização de turismo pela ilha da Madeira.
Deste modo, no calendário do Estágio, as manhãs dos dias 15, 16, 17 e 18 (de terça a sexta-feira, respetivamente), estão livres. Os ensaios realizar-se-ão de tarde, entre as 15h00 e as 19h00. Nestas manhãs livres será possível, entre outras atividades, realizar:
- Passeio de barco pela costa sul da Madeira, podendo ter a sorte de avistar golfinhos
- Passeio de teleférico até ao Monte, e descer de carrinho de cestos
- Passeio pela baixa do Funchal, e visitar os seus principais museus (Arte Sacra, Sé Catedral, do Açúcar, Quinta das Cruzes, Fotografia Vicentes, Cristiano Ronaldo, etc).
- Passeio aos Miradouros do Pico dos Barcelos e Eira do Serrado/Curral das Freiras, prosseguindo até ao Cabo Girão.
O sábado, dia 19 de julho, é um dia totalmente livre. Poderá ser aproveitado para um passeio pela Ilha da Madeira, percorrendo a costa sul da ilha até ao Porto Moniz, para aí se usufruir das Piscinas Naturais. Após o almoço, podem aproveitar para continuar o passeio pela costa norte da ilha, passando pelos miradouros da Quinta do Furão em Santana, e pelo Miradouro da Ponta de São Lourenço, no Caniçal.
Todas as noites, após os ensaios, poderão experimentar a vasta gastronomia madeirense, não esquecendo de reservar uma noite para degustar a famosa espetada madeirense, num dos restaurantes tradicionais do Estreito de Câmara de Lobos, seguindo-se uma tradicional poncha (ou niquita sem álcool!!), num dos bares da Vila de Câmara de Lobos.
Uma experiência única: participar num Estágio de Orquestra Sinfónica conciliado com lazer e turismo pela ilha da Madeira!



