Pela primeira vez na história do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, um dos seus alunos foi selecionado para integrar o prestigiado projeto Concertgebouw Young, promovido pela célebre Royal Concertgebouw Orchestra de Amesterdão. O jovem violinista Jesus Madrid foi um dos escolhidos, entre centenas de candidatos de toda a Europa, destacando-se pelo seu talento, dedicação e percurso artístico exemplar.
A seleção de Jesus Madrid representa, não só, um reconhecimento individual, mas também um marco significativo para a instituição, que vem validar o trabalho pedagógico e artístico desenvolvido no Conservatório. Com mais de duas décadas de participação consistente em iniciativas como a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música Portugueses ou a Jovem Orquestra Portuguesa, entre outros, o Conservatório – Escola das Artes da Madeira reforça agora a sua projeção europeia com esta distinção inédita, mostrando o seu papel ativo no incentivo à participação dos seus alunos em experiências de excelência, através da preparação e encaminhamento para projetos orquestrais de relevo a nível nacional e internacional.
A participação de Jesus neste programa intensivo, que decorre bianualmente, será uma oportunidade única de crescimento artístico e afirmação pessoal. A Concertgebouw Young combina ensaios orquestrais, música de câmara, masterclasses e outras atividades de desenvolvimento pessoal, sendo dirigida por maestros de renome internacional. Em agosto de 2025, a Orquestra irá apresentar-se sob a direção de Elim Chan, em duas das salas de concertos mais prestigiadas do mundo: a Concertgebouw de Amesterdão e a Elbphilharmonie de Hamburgo. O programa incluirá a Sinfonia n.º 5, de Dmitri Shostakóvich, o Concerto para Violoncelo, de Edward Elgar, e Moondog, de Elizabeth Ogonek, em estreia holandesa.
A trajetória de Jesus Madrid é também exemplo de como a dedicação individual, aliada a uma estrutura pedagógica sólida, pode abrir portas extraordinárias. Nascido em 2008, em Valência, Venezuela, Jesus iniciou os seus estudos no Conservatório de Música de Carabobo, tendo integrado, em 2021, a Orquestra Sinfónica de Carabobo, com a qual colaborou durante duas temporadas. Estuda no Conservatório – Escola das Artes da Madeira desde 2023, onde frequenta o 2.º ano do Curso Profissional de Instrumentista, na classe de violino do professor Norberto Gomes. É membro da Orquestra Sinfónica e do Estúdio de Música Antiga do Conservatório, tendo já participado em várias audições e projetos orquestrais de destaque em Portugal. Destaca-se ainda pela participação em masterclasses com reconhecidos pedagogos e violinistas internacionais, e por estágios com a Orquestra Clássica da Madeira e outras instituições.
Este sucesso individual é o reflexo de uma dedicação coletiva e traduz o reconhecimento de uma política pública assertiva no ensino artístico na Região Autónoma da Madeira. É mais um passo firme na valorização da cultura, da juventude e do talento madeirense.