Arrancam já no próximo dia 25 de novembro (sábado), pelas 16h00, as comemorações natalícias protagonizadas pelos alunos e docentes do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, com sete ‘Concertos de Natal’ agendados no Funchal, em Santa Cruz e em Câmara de Lobos, seis deles com entrada livre. Destaque para o ‘Concerto de Natal Solidário’, cujas verbas de bilheteira reverterão para a Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, no dia 10 de dezembro, pelas 18h00, no Centro de Congressos da Madeira.
O ‘Concerto de Natal Solidário’ reunirá em palco mais de 170 artistas e será interpretado por 3 orquestras em simultâneo: a Orquestra de Sopros dos Cursos Livres em Artes do Conservatório, a Orquestra de Sopros do Conservatório e a Banda Militar da Madeira. Desta forma, será dirigido não por 1, mas por 3 maestros: os professores Lino Fernandes e Jorge Garcia, do Conservatório, e o tenente Luís Afonso, da Banda Militar da Madeira. Acompanharão esta grande banda sinfónica o Coro Infantil, o Coro Juvenil, as Ninfas do Atlântico e solistas do Ensino Artístico Especializado do Conservatório, que contam com a orientação dos professores Zélia Gomes, Carla Moniz e Alberto Sousa. Assumindo o papel que estas duas instituições têm no contexto educativo e social da Região Autónoma da Madeira, este concerto terá um carácter solidário e as verbas reverterão, na íntegra, para a Associação de Paralisia Cerebral da Madeira. Os bilhetes, que terão um custo único de 10€, e estarão à venda no Conservatório (sede e Polo do Bom Jesus), a partir do dia 27 de Novembro, e na bilheteira do Centro de Congressos da Madeira, no dia 10 de dezembro, 2 horas antes do início do concerto.
Mas é em novembro que terá lugar o primeiro ‘Concerto de Natal’, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, com a Orquestra de Sopros dos Cursos Livres em Artes, no dia 25, pelas 16h00. Esta orquestra, constituída em 1993, conta com perto de 40 elementos e direção artística do professor Lino Fernandes. No mesmo espaço, mas no dia 16 de dezembro, pelas 15h00, estarão a Orquestra e os Combos de Jazz do Conservatório, agrupamentos dirigidos pelo professor Alexandre Andrade.
Integrando o programa ‘Natal no Palácio’, promovido pela Área Museológica do Palácio de São Lourenço, estarão em palco as Ninfas do Atlântico para um concerto, no próximo dia 4 de dezembro. Com início pelas 18h00, este espetáculo contará com a direção artística da professora e maestrina Zélia Gomes e o acompanhamento ao piano será da professora Leonilde Ramos. No dia 15, pelas 19h00, o Palácio receberá também o Estúdio de Música Antiga do Conservatório, com direção artística do professor Giancarlo Mongelli. As entradas são gratuitas, com reserva de lugares através do Palácio de São Lourenço, pelo telefone 291202530 ou através do e-mail gabrr.palacio@gmail.com.
No dia 8 de dezembro, pelas 19h00, o palco será a Igreja Paroquial da Camacha para receber a Orquestra Académica e as Ninfas do Atlântico do Conservatório. Este será um espetáculo de simbiose com a participação de cerca de 70 alunos e a direção artística dos professores Francisco Loreto e Zélia Gomes. Irão interpretar, em conjunto, temas intemporais onde o Natal terá o destaque principal. No dia 18, pelas 21h00, este concerto será também apresentado no Funchal, na Igreja do Colégio.