O Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, tem o prazer de anunciar o seu ‘Ciclo de Recitais Comentados’, uma iniciativa que visa divulgar o trabalho desenvolvido na instituição, através de pequenos concertos comentados, nos quais se mostram e explicam os instrumentos, as técnicas e o repertório. Este ciclo oferece uma experiência musical enriquecedora e educativa, com recitais de entrada gratuita, que abrangem desde a música antiga ao teatro musical e à música de câmara, apresentados na Assembleia Legislativa da Madeira, nos dias 1, 8 e 15 de março.
O ciclo terá o seu início amanhã (sábado), dia 1 de março, pelas 11h30, com o Estúdio de Ópera e Teatro Musical, formação que conta com direção pedagógica e artística da professora Carla Moniz. Este recital oferecerá um olhar sobre o mundo da ópera e do teatro musical, com interpretações e comentários que aprofundam o entendimento das obras apresentadas. O grupo falará sobre o seu percurso artístico, os seus projetos e também sobre o conteúdo prático-pedagógico, como disciplina de Classe de Conjunto do Conservatório. Os alunos farão, ainda, uma apresentação musical, demonstrando os estilos ‘Ópera’ e ‘Teatro Musical’, acompanhados ao piano pela professora e pianista Tetiana Semenova.
O ‘Estúdio de Música Antiga’, que conta com direção pedagógica e artística do professor Giancarlo Mongelli, apresentar-se-á no dia 8 de março, também pelas 11h30. Oferecendo uma viagem sonora pelo barroco europeu, este concerto intimista irá explorar diferentes cores instrumentais e estilos compositivos sob uma perspetiva historicamente informada. O programa incluirá obras de Georg Philipp Telemann, como a sua ‘Wassermusik’ (Hamburger Eb und Fluth, TWV 55:C3), composta em 1723 para celebrar o centenário do Almirantado de Hamburgo. Também serão apresentadas obras de Johann Sebastian Bach, nomeadamente o ‘Concerto Brandeburguês n.º 4 em Sol maior, BWV 1049’, que destaca o virtuosismo do violino e de duas flautas de bisel, e de Antonio Vivaldi, com o seu ‘Concerto para Braguinha (originalmente para Bandolim) em Dó maior, RV 425’, adaptado à sonoridade da braguinha madeirense. O agrupamento para este concerto é formado por 12 alunos, incluindo instrumentistas de flautas de bisel, oboés, violinos, violoncelo, cordofones madeirenses e crav0. A duração total do concerto, incluindo os comentários, será de aproximadamente uma hora.
O ciclo encerrará com o recital de ‘Música de Câmara’, no dia 15 de março, pelas 18h00, projeto que conta com direção pedagógica e artística da professora Anikó Arangi. Este momento musical especial será protagonizado por alunos do Curso Profissional de Instrumentista do Conservatório, e apresentará um repertório extraordinário com diferentes agrupamentos de música de câmara. Serão apresentadas obras emblemáticas para instrumentos de cordas, como dois trios: ‘Op.3 em sol menor’ e o ‘Op. 49 em ré menor’, de Ernest Chausson e Félix Mendelssohn Bartholdy, respetivamente. Adicionalmente, o programa incluirá peças invulgares para voz, trompa e piano, como ‘Alphorn’, de Richard Strauss e ‘Sete melodias em forma de bruma’, de Eurico Carrapatoso, com a declamação dos textos em português pela atriz Emília Vieira. O concerto contará com a participação especial do professor, maestro e compositor Francisco Loreto, que contextualizará as obras antes da sua execução.