O Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode, apresentou a sua Temporada Artística, este que é um dos momentos mais importantes do calendário cultural da instituição, reunindo alunos, professores e comunidade em torno das artes. Mais do que apresentações, esta Temporada transforma a aprendizagem numa experiência viva de palco, promovendo formação, integração e desenvolvimento dos alunos desta instituição. Nesta Temporada, estão previstos 98 eventos, envolvendo mais de 20 grupos artísticos, em iniciativas que cruzam música, teatro, dança e multimédia, nas Ilhas da Madeira e Porto Santo.
A Temporada irá permitir aos alunos aplicar conhecimentos em contexto real, subindo ao palco, lidando com o público e desenvolvendo segurança, disciplina, responsabilidade e expressividade. Ao mesmo tempo, pretende estimular a criatividade e a sensibilidade artística, convidando os alunos a interpretar, criar e dialogar com diferentes estilos e épocas.
Através desta, o Conservatório abre ainda as suas portas à comunidade, envolvendo famílias, habitantes e quem nos procura, valorizando o trabalho de todos os envolvidos. Ao formar públicos e oferecer apresentações de qualidade, contribuirá para o acesso à cultura e para o fortalecimento da identidade artística local.
Entre eventos e grupos participantes destacam-se:
- Estúdio de Ópera e Teatro Musical
- Orquestra de Bandolins e Guitarras
- Coro Juvenil
- Pedro e o Lobo Marinho (Orquestra Sinfónica)
- Orquestra de Jazz
- História Alegre de Portugal (Teatro)
- Concerto de Primavera/Solidário (Orquestra de Sopros, Solistas de Canto, Banda Militar)
- Um Concerto para ti, Pai (Coro Infantil)
- Espetáculo Dia Mundial da Dança
- 45.º FCIM
- 16º Ciclo de Concertos Comentados
- Concerto de Aniversário da Orquestra de Bandolins e Guitarras
- Concerto Festas de São João
- OctoVox – Concerto de Final de Ano Letivo (Ninfas do Atlântico)
- Concerto de Encerramento do Ano Letivo
A Temporada Artística do Conservatório cumpre assim um papel central: educar, inspirar e integrar, mostrando que a arte é uma componente essencial da formação humana e da vida em sociedade.
