Nos próximos dias 7 e 8 de março, sobe ao palco o espetáculo ‘Mortal Loucura’, a partir de ‘Os Suicidas’, de Lola Arias, protagonizado pelos alunos do 1.º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação do Conservatório, com orientação do professor João Paiva. Este espetáculo, que decorrerá no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, terá a sua estreia pelas 20h30 do dia 7, quinta-feira, com repetição no dia seguinte pela mesma hora. A entrada é gratuita.
A peça original, criada pela atriz, escritora e diretora de cinema e teatro argentina Lola Arias, foi construída tendo por base o caso real de cinco adolescentes que se suicidaram no Norte da Argentina, em Salta, em 2010. Em palco, um grupo de adolescentes que cometeram suicídio relatam e organizam a informação que saiu na imprensa sobre o seu caso, dando ao público acesso a toda a informação sobre as circunstâncias: o contexto, as explicações e teorias que surgiram e também a procura de possíveis culpados. Um tema difícil abordado com realismo e sentido crítico.
Nas palavras do grupo de alunos e do seu professor, João Paiva, este trabalho levará também, para além do forte tema do suicídio jovem, “a uma reflexão sobre o sensacionalismo da comunicação social e a importância de discutir o poder das redes sociais, a saudável construção de uma identidade digital e a volátil interpretação de tudo o que colocamos online”. O elenco é composto por 6 alunos: Guilherme Silva, Leonor Martins, Linda Santos, Noam Ben-Ari, Sabrina Figueira e Soraia Rodrigues, que também são responsáveis pela criação coletiva do dispositivo cénico e figurinos.









