O Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode apresenta, nos dias 11, às 20h, e 12 de junho, às 18h, no MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira (Calheta), a peça “O Melhor dos Mundos Possíveis”, uma adaptação livre de “Cândido ou o Otimismo” de Voltaire, que desafia o público a refletir sobre as contradições do mundo atual. Interpretado pelos alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação e orientado pelo professor João Paiva, o espetáculo combina ironia, humor e crítica social numa viagem entre a ingenuidade e a realidade. A entrada é livre, mediante a lotação da sala.
O Melhor dos Mundos Possíveis é uma adaptação da obra “Cândido ou o Otimismo” de Voltaire e acompanha a viagem atribulada de Cândido, um jovem ingénuo educado na crença de que vivemos no melhor dos mundos possíveis.
Expulso do seu paraíso inicial, Cândido atravessa guerras, desastres naturais, fanatismos, injustiças e absurdos humanos, sempre confrontado com a distância entre a filosofia otimista que lhe ensinaram e a dureza do mundo real.
Entre encontros improváveis, perdas, reencontros e desilusões, a peça propõe uma reflexão satírica sobre a fé cega nas grandes certezas, a hipocrisia do poder, a violência e a capacidade humana de resistir. Com humor e ironia, esta adaptação revisita a obra de Voltaire para perguntar: perante o caos do mundo, que lugar resta à ingenuidade e ao otimismo?
No fim da viagem, talvez a resposta não esteja em explicar tudo, mas em aprender a cultivar o nosso jardim.
Ficha Técnica
título | O Melhor dos Mundos Possíveis
texto | a partir de Cândido ou o Otimismo de Voltaire
interpretação | Ana Nóbrega, Ana Sofia Brazão, Érica Teles, Joana Vieira, Júlia Araújo, Lara Ferreira, Luís Guilherme Fernandes, Mariana Gouveia, Margarida Jardim, Plácido Meneses, Sofia de Barros
coreografia | Sara Freitas
fotografia | João Pedro Pereira
dispositivo cénico, figurinos e adereços | criação coletiva
ilustração | Margarida Gonçalves, com orientação do Prof. João Pedro Pereira
orientação, dramaturgia e grafismo | João Paiva
luz e som | JAEV
produção executiva | Gabinete de Produção do Conservatório
produção | Conservatório – Escola das Artes da Madeira Eng. Luiz Peter Clode
agradecimentos | Diogo Correia Pinto, João Pedro Pereira, Pedro Araújo Santos, João Olim, Margarida Barbosa, Pedro Gonçalves, António Freitas, Atelier de Figurinos da DSEAM, Escola de Mar do Caniço, Oswaldo Gonçalves, Jéssica Teles, Vânia Fernandes.
