Conservatório recebe violoncelista aclamada para masterclass com os seus alunos

Na próxima quinta-feira, dia 9 de novembro, decorrerá, no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, uma masterclasse de violoncelo orientada por Astrig Siranossian, aclamada jovem violoncelista convidada regular de grandes orquestras europeias. Esta masterclasse, aberta a todos os alunos e professores desta instituição educativa, decorrerá no Salão Nobre do Conservatório, no edifício sede, entre as 14h00 e as 18h00.

A parceria de longa data entre o Conservatório – Escola das Artes da Madeira e a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (ANSA) / Orquestra Clássica da Madeira (OCM), tem permitido que os jovens alunos do Conservatório tenham contacto, ao longo do seu percurso académico, com diferentes especialistas e artistas reconhecidos, com mais experiência, e que deles recebam conselhos e outros ensinamentos relacionados com as suas vivências artísticas e técnicas.

Desta forma, o Conservatório receberá esta semana a violoncelista francesa de origem arménia Astrig Siranossian, fundadora e mentora da Associação Spidak-Sevane, criada em 2019, cuja missão é ajudar crianças na Arménia e no Líbano através da música, através do envio de instrumentos musicais, organização de masterclasses e fornecimento de apoio financeiro para professores e profissionais.

Nota biográfica de Astrig Siranossian:

Vencedora do Primeiro Prémio e várias vezes vencedora do Prémio Especial do Concurso Internacional de Violoncelo Krzysztof Penderecki, Astrig Siranossian atua regularmente, e como solista, com orquestras famosas. Convidada regular de Daniel Barenboim, os seus parceiros musicais são nada menos que Martha Argerich, Simon Rattle, Yo-Yo Ma, Zubin Mehta, Emmanuel Pahud e Daniel Ottensamer, entre outros. Dos locais mais conhecidos que já receberam a jovem música francesa de origem arménia, destacam-se a Filarmônica de Paris, Musikverein em Viena, KKL Luzern, Basel Casino, Dijon Opera, Flagey em Bruxelas, Teatro Colon Buenos Aires, Kennedy Center Washington, entre outros. É convidada regular de canais de TV e rádios internacionais e muitas vezes recebe honras da imprensa e da mídia internacional.

Em maio de 2022, Astrig fez a sua estreia no Gewandhaus, em Leipzig, com o Concerto para Violoncelo nº 2 em Mi menor de Popper. Em outubro de 2022, lançou o seu mais recente álbum “Duo-Solo”, que conta a história de uma conversa mantida por um cantor e um violoncelo: duas vozes ecoando uma na outra. Em 2021, gravou com seu parceiro de palco Nabil Shehata o primeiro concerto de C. Saint-Saëns para o selo Alpha Classics. Pela mesma editora, lançou em 2020 o álbum “Dear Mademoiselle”, uma homenagem a Nadia Boulanger, gravada com o pianista Nathanaël Gouin e Daniel Barenboim, que recebeu homenagens da imprensa e mídias internacionais. A sua gravação anterior recebeu muitos prémios, incluindo o ‘Shcalplattenprize’, o ‘Musica Prize’ e o ‘Télérama ffff’.

Desde 2016, Astrig Siranossian assume a direção artística do festival «Les Musicades», que acontece em Romans-sur-Isère, a sua cidade natal, na França; um evento que reúne músicos e outros artistas, ao longo de vários dias, em torno de um fio condutor ligado ao património local. Em 2020, criou o projeto de caridade ‘Spidak-Sevane’, para levar educação e material escolar para crianças na Armênia.

Entre 2015 e 2018, foi artista residente na Capela de Música da Rainha Elisabeth, uma instituição académica belga para formação artística de jovens músicos, criada pela Rainha Elisabeth da Bélgica.

Astrig Siranossian nasceu em Lyon em 1988. Ingressou na música aos três anos de idade e, cinco anos depois, foi admitida no Conservatório Nacional de Lyon, na classe de Patrick Gabard, depois com Yvan Chiffoleau, no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Lyon. Completou a sua formação na Suíça, no Conservatório da Basileia, na classe de Ivan Monighetti, obtendo o grau de Mestre de Concerto e de Solista com alta distinção.

Astrig toca um violoncelo Ruggieri de 1676, generosamente emprestado pela Boubo Music Foundation, em Binningen.