O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode, foi o vencedor da etapa regional do Concurso Euroscola 2024. Com um projeto inspirador sob o tema ‘Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos’, a instituição destacou-se a nível regional e agora prepara-se para representar a Madeira na Assembleia da República, em Lisboa.
Os alunos Emília Vieira e Diogo Silva, sob a orientação dos professores Alexandrina Alves, Diogo Correia Pinto e Norberto Gomes, foram os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto vencedor. A próxima etapa inclui a apresentação do projeto na Assembleia da República, nos dias 27 e 28 de maio, onde competirão com escolas de todo o país, finalistas das etapas regionais dos seus distritos.
O Conservatório tem já um histórico notável no Concurso Euroscola, participando desde 2017 e representando a região pela quinta vez. Os alunos da instituição também já tiveram a honra de representar Portugal em Estrasburgo, em 2018 e 2019. Com este triunfo, o Conservatório reafirma o seu compromisso com a educação de qualidade e a promoção dos valores europeus.
Este concurso, que desafia alunos do ensino secundário inscritos no programa Parlamento dos Jovens, é uma iniciativa conjunta do Instituto Português de Juventude e Desporto e do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. Conta ainda com o apoio da Assembleia da República e da Direção Regional de Juventude da Madeira. Criado em 1995, tem o objetivo de promover e incentivar o trabalho democrático dos alunos do Ensino Básico e Secundário, simulando o processo das Eleições Legislativas de Portugal.