O Coro Infantil do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, irá protagonizar, no próximo dia 18 de novembro (sábado), pelas 17h30, um concerto de homenagem a Santa Cecília, na Sé Catedral do Funchal. Este concerto, seguido de solenização da eucaristia, marcará também a comemoração do 36.º aniversário deste Coro Infantil, dirigido pela maestrina Zélia Gomes, uma das formações artísticas mais antigas da instituição.
São 60 crianças que, cantando a 2 e 3 vozes, irão compartilhar os seus talentos com um programa de repertório diversificado de música sacra, abarcando diversos compositores e performances artísticas de excelência. No final, o objetivo é deixar nos presentes uma mensagem positiva de esperança, amor e paz, neste momento dedicado a Santa Cecília, a padroeira da música e dos músicos. Agendado para as 17h30 no ambiente inspirador da Sé do Funchal, este momento terá início com um breve concerto protagonizado pelo grupo, que terá acompanhamento ao piano por Alexandre Gouveia, e as vozes acompanharão também toda a celebração eucarística que se seguirá, a partir das 18h00.
Em Portugal, o Dia de Santa Cecília comemora-se a 22 de novembro. Santa Cecília é uma santa cristã, conhecida como a padroeira dos músicos e da música sacra por constar que, ao morrer, cantou a Deus. Mesmo sem grandes provas biográficas que a relacionem com a música instrumental, desde a Idade Média que a sua iconografia aparece enriquecida com elementos musicais. O Êxtase de Santa Cecília, obra-prima de Rafael para a igreja de São João no Monte, em Bolonha, representa-a com uma mão em um órgão móvel e, a seus pés, vários instrumentos musicais, exemplo que confirma a íntima ligação da mártir romana com a música.
Sobre o Coro Infantil do Conservatório:
O Coro Infantil do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira foi constituído em outubro de 1987, na dependência da Secretaria Regional de Educação. Atualmente é composto por 60 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.
Desde a sua constituição, vem participando em inúmeras atuações de caráter sociocultural, organizadas por entidades públicas e privadas, bem como em programas de rádio e televisão, salientando-se a participação anual no Festival da Canção Infantil da Madeira, onde faz o suporte coral de todas as canções concorrentes. Participou em vários Encontros e Festivais de Coros Infantis e Juvenis da Madeira e Porto Santo. Realizou digressões a Portugal Continental nomeadamente a Setúbal, Figueira da Foz e Coimbra. Participou por 2 vezes na Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz.
Participou em 2010 no concerto de simbiose intitulado ‘Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima’, na Igreja do S. João Evangelista, em 2011 participou no ‘Concerto de Abertura dos 500 anos da Diocese do Funchal’ na Igreja Matriz de Machico, nas óperas ‘Orquídea Branca’, ‘O Salto’ e o ‘Grito de Esperança’. Interpretou a ‘Mass of the Children’, de John Rutter, com o Coro de Câmara da Madeira e o Coral do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, dirigido pelo Maestro António Sérgio Ferreira. Em 2018, participou em dois ‘Concertos de Natal’ com a Orquestra Clássica da Madeira no Centro de Congressos da Madeira e no concerto de Natal intitulado ‘Um presente de Natal’ organizado pela DSEAM, cuja responsabilidade foi da prof. Juliana Andrade.
Participa também na ‘Festa da Flor’, nas atuações de Natal junto ao presépio e atuações de Natal em unidades hoteleiras e em diversos espetáculos de simbiose. Comemora o ‘Dia do Pai’, o ‘Dia da Mãe’, o ‘Dia da Criança’ e o ‘Dia da Padroeira da Música e dos Músicos’.
Possui registo discográfico. Esteve a seu cargo a gravação do suporte publicitário da ‘Luso Fruta Kids’, em 2017.
Desde 1990, a direção artística é da responsabilidade da professora e maestrina Zélia Ferreira Gomes.