É essencial que se aborde a Formação Musical como uma disciplina que motiva os alunos, promove o ato de fazer música em conjunto, que não seja teórica, que promova a performance sobretudo através do canto, que permita melhor ouvir e pensar música, que assegure a comunicação e o saber estar em grupo, desenvolvendo capacidades musicais, individuais e sociais, e que tenha como objetivo a “formação musical” dos alunos e a promoção do gosto pela música.
Inscrições: AQUI (vagas limitadas)
Período de inscrição: 18-06-2021 a 23-06-2021
Publicação da lista provisória: 23-06-2021
Confirmação e pagamento do formando: até 23-06-2021
Publicação da lista definitiva: 25-06-2021
PRIORIDADE AOS DOCENTES DO CONSERVATÓRIO
Programa: AQUI
Professores dos Grupos Prioridade M28 (Formação Musical), M01; M02; M03; M04; M05; M06; M07; M08; M09; M10; M11; M12; M13; M14; M15; M16; M17; M18; M19; M20; M21; M22; M23; M24; M25; M26; M27; M29; M30; M31; M32; M44; M45; 250; 150; 610;
A Formação Musical (FM) foi vista como uma disciplina teórica, com o objetivo de desenvolver a capacidade de leitura musical, para facilitar a prática instrumental ou vocal, e com incidência na escrita, considerada importante para a avaliação. O “Solfejo Rezado” foi proibido por Vianna da Motta, Diretor do Conservatório (1919-38), mas a sua prática subsistiu até hoje. Porque muitos assim pensavam, a FM foi sendo desvalorizada na formação de músicos, na contribuição para melhores práticas musicais, audição informada, desenvolvimento de capacidades e aquisição de conhecimentos.
Consideramos essencial que se aborde a FM como uma disciplina que motiva os alunos, promove o ato de fazer música em conjunto, que não seja teórica, que promova a performance sobretudo através do canto, que permita melhor ouvir e pensar música, que assegure a comunicação e o saber estar em grupo, desenvolvendo capacidades musicais, individuais e sociais, e que tenha como objetivo a “formação musical” dos alunos e a promoção do gosto pela música.
Considera-se importante motivar os alunos para práticas musicais de conjunto nas aulas de FM – que devem ser interessantes e até divertidas – que se centrem em repertórios da música erudita da Idade Média ao Século XXI e de outros repertórios, como o da música tradicional (ou outros, se o professor os conhecer bem). Aulas motivantes, acompanhadas de “propósito” e “utilidade”, que permitam perceber a contribuição da disciplina para o desenvolvimento de capacidades e para a aquisição de competências – poderão contribuir para uma nova forma de os alunos verem a FM e para um maior sucesso escolar.
Francisco Cardoso
Professor at ESML, IPL
Researcher at CESEM | FCSH, UNL
PhD at London University (Institute of Education) – Music Psychology/Music Education
MA at Surrey University (Roehampton) – Choral Conducting Education
PG at Sheffield University – Psychology for Musicians
BMus at Escola Superior de Música de Lisboa – Formação Musical
Worked for about 10 years as music teacher at the Lisbon Conservatory (1998-2007). Worked also for a number of years at DECA – Universidade de Aveiro as Lecturer and Researcher. Currently teaches at ESML since 2000 at BMus, MEd and MMus levels; lecturing on subjects related to music pedagogy, music didactics, research in music education, music psychology, music performance. Conducts and supervises research projects (at master and doctoral level) related to a wide array of musicological topics.
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Foi professor na Escola de Música do Conservatório Nacional entre 1998 e 2007. Lecionou no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro entre 2006 e 2011. Leciona na ESML desde 2000 várias disciplinas no âmbito da Licenciatura em Música, Mestrado em Ensino de Música e Mestrado em Música relacionadas com tópicos tais como: pedagogia musical, didática musical, investigação em ensino/aprendizagem musical, psicologia da música, e performance musical. Tem orientado diversos projetos de investigação (ao nível do mestrado e do doutoramento) relacionados com diversas áreas da musicologia.
Tem orientado Ateliers e Oficinas para crianças e formadores na Fundação Calouste Gulbenkian. Desde 2003 orienta Ações de Formação para Professores de Música (Ensino Genérico e Ensino Especializado).
Psicologia Clínica e do Aconselhamento pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Datas: 28, 29 e 30 de junho: 09:00 – 13:00
Duração: 13 horas (em processo de validação)
Regime: online
Local: Zoom
A participação na formação tem um custo de: 15€
O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária: IBAN PT50078101120112001447577 – Banco IGCP.
O comprovativo de transferência deve ser enviado, obrigatoriamente, para o e-mail: formacao.cepam@edu.madeira.gov.pt
A inscrição só fica confirmada após o envio do comprovativo de pagamento.
Núcleo de Formação e Recursos Pedagógicos: Raquel Agrela
Email: formacao.cepam@edu.madeira.gov.pt
Telefone: +351 291 203 050