O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, com o apoio do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), promove a Introdução às práticas musicais do Renascimento.
20 de novembro (quarta-feira) das 11h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00
21 de novembro (quinta-feira) das 10h30 às 12h30 e 14h00 às 17h00
23 de novembro (sábado), das 10h00 às 13h00
Local: Conservatório – Salão Nobre.
Destinada aos alunos do Conservatório
Pedro Sousa Silva
Pedro Sousa Silva estudou flauta com Pedro Couto Soares (Escola Superior de Música de Lisboa) e Pedro Memelsdorff (Civica Scuola di Musica di Milano) e Musicologia (Universidade Nova de Lisboa). É doutorado em música pela Universidade de Aveiro, com uma tese que discute a interacção entre teoria e prática na interpretação de música do Renascimento.
Como flautista, é frequentemente convidado nos mais diversos contextos em Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Áustria Holanda, Suiça e Brasil. Presentemente tem dedicado especial atenção aos seus projectos A Imagem da Melancolia e Arte Minima.
É professor adjunto na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (Porto), onde coordenou o Curso de Música Antiga e o Mestrado em Música – Intepretação Artística e dirige o Sesquialtera, um ensemble académico dedicado à interpretação de música portuguesa do renascimento. É frequentemente convidado por várias instituições de ensino artístico (Conservatorio Superior de Música de Vigo, Conservatorio Superior de Música de Aragón, Universität für Musik und darstellende Kunst Wien, Joseph Haydn Konservatorium, Koninklijk Conservatorium Brussel, Conservatorio di Musica di Cosenza, Norges Musikkhøgskole, Akademie für Alte Musik Bremen, Universidade Estadual Paulista, entre muitas outras) para dar cursos, seminários, conferências e masterclasses.
Integra o centro de investigação CESEM da Universidade Nova de Lisboa e tem dedicado grande atenção ao imenso reportório inédito contido nas fontes portuguesas dos séculos XVI e XVII.
Criação com apresentação ou interpretação artística de reconhecido impacto
Transcrição, estudo, interpretação e direcção musical do projecto “Versa es in luctum”, com música de Estevão Lopes Morago para o Ofício de Defuntos em primeira audição moderna. Concertos com Arte Minima (direcção Pedro Sousa Silva) na Igreja de São Roque, Lisboa, integrado na programação Música em São Roque e na Igreja de São Pedro de Rates, integrado no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim
https://www.youtube.com/watch?v=SfZe0EgjOvA
https://www.youtube.com/watch?v=hcI4hsssv20
Transcrição, estudo, interpretação e direcção musical do projecto “De tenebrae”, com música de Pedro de Cristo e Anónimos para o Ofício das Trevas em primeira audição moderna. Concerto com Arte Minima (direcção Pedro Sousa Silva) na Igreja do Seminário Maior de Almada, integrado no ciclo Sons de Almada Velha
https://www.youtube.com/watch?v=3N2K2ZhV1Lc
Interpretação, edição e produção de videos divulgados em canal youtube
2013 Ricercata terza – Giovanni Bassano (from Ricercate Passaggi et Cadentie, Venetia 1585)
2013 Isabella – Anonymous (ms. London Add. 29987)
2013 Fantazie from Suite nº 4 (The Broken Consort) – Matthew Locke
2014 Aurelio Virgiliano – Ricercar per Flauto: Cornetto: Violino: Traversa; e simili in Battaglia
Núcleo de Formação e Recursos Pedagógicos:
Email: formacao.cepam@edu.madeira.gov.pt
Telefone: +351 291 103 403