O Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, em parceria com a ANSA/Orquestra Clássica da Madeira, promove a “Masterclass de Jazz”, integrada no XXXVIII Festival de Música da Madeira, destinada ao grupo do estúdio de música antiga do Conservatório.
28 de março das 16h00 às 18h00
Local: Conservatório – Salão Nobre.
Destinada aos alunos do Curso profissional de jazz do Conservatório e demais interessados.
PABLO LAPIDUSAS INTERNATIONAL TRIO (P.L.I.N.T.)
Pablo Lapidusas International Trio (P.L.I.N.T) – é o primeiro projeto além do formato solo do pianista argentino Pablo Lapidusas. O trio formado em 2014 em colaboração com o baixista cubano Leo Espinosa e o baterista luso/brasileiro Marcelo Araújo, gravou no mesmo ano um CD ao vivo no prestigiado clube The Orbit (África do Sul): ‘Live in Johannesbur” (2015/ Ekaya) e “Bora” (2018/Ekaya), este último com a participação do lendário rapper brasileiro Marcelo D2.
O projeto do trio também foi nomeado para o Jazzahead! (Alemanha) em 2026 como um dos 16 projetos que representam a música instrumental europeia, realizando um showcase e obtendo excelentes críticas. Desde a sua formação, o trio já realizou mais de 150 concertos em importantes clubes e festivais em todo o mundo, incluindo Brasil, Alemanha, Coreia do Sul, Portugal, África do Sul, Moçambique, Índia, Inglaterra, França, Irlanda, Espanha e Israel.
Em 2019 o trio apresentou o seu mais recente projeto com uma orquestra sinfónica interpretando peças dos seus dois álbuns, com orquestrações de Jaques Morelembaum, Luís Figueiredo, Ehud Ettun e Rodrigo Morte. Este projeto foi nomeado para o “Prémio Profissionais da Música 2020” na categoria “projeto orquestral”.
O P.L.I.N.T prepara um novo álbum, a ser gravado em 2022 e com lançamento previsto para 2023. Para além das actuações, o trio exerce intensa atividade pedagógica, realizando workshops e masterclasses pelo Brasil, Portugal, Índia, Israel e Argentina.