O Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, em parceria com a Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira, promove a “Masterclass de oboé”, dirigida a alunos, professores e demais interessados.
9 de fevereiro das 13h00 às 16h00.
Local: Conservatório – Salão Nobre.
Destinado a alunos, professores e demais interessados
Zoltán Hornyanszky
Ele iniciou os seus estudos de oboé aos 13 anos, em Budapeste, onde foi aluno de Tibor Szeszler. Entre 1987 e 1992 estudou em Viena com o professor Günter Lorenz e participou em masterclasses com Ray Still, Heinz Holliger, Hansjörg Schellenberger, Gordon Hunt, Alex Klein, Omar Zoboli e László Hadady.
De 1992 a 2003 foi oboé principal da Orquestra Clássica da Madeira, em Portugal.
Realizou gravações para televisão e rádio, apresentou recitais e actuou como solista com diversas orquestras na Áustria, Hungria, Portugal, Itália, República Checa e Estados Unidos. Participou ainda em festivais internacionais como solista na Croácia, Espanha e China.
Entre as suas apresentações destaca-se a estreia europeia da obra Desconcertante para Oboé e Orquestra, do compositor brasileiro contemporâneo Lindembergu Cardoso, em 1997.
Desde 1992 leciona no Conservatório de Música da Madeira. Entre 1998 e 2000 estudou direção e, em 1999, obteve o grau de mestre com distinção pela Universidade de Música de Viena.
Desde setembro de 2003 é oboé principal da Orquestra Filarmónica de Zagreb.
Zoltán Hornyánszky é frequentemente convidado a colaborar com as Óperas de Rijeka e Zagreb, com a Orquestra de Câmara Croata, a Orquestra Sinfónica de Dubrovnik e a Orquestra Sinfónica da Rádio e Televisão Croata, entre outras, bem como com vários agrupamentos de música de câmara.
Apresentou-se diversas vezes como solista no Festival de Órgão de Šibenik, colabora regularmente com o guitarrista István Römer e com o quarteto de cordas Rucner.
Desde 2012 leciona na Escola Internacional de Música de Verão, na ilha de Brač.
