O Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, em parceria com a ANSA/Orquestra Clássica da Madeira, promove a “Masterclass de Piano Jazz”, integrada no XXXVIII Festival de Música da Madeira, destinada aos alunos do curso profissional de jazz do Conservatório e demais interessados.
28 de março das 16h00 às 18h00
Local: Conservatório – Salão Nobre.
Destinada aos alunos do Curso profissional de jazz do Conservatório e demais interessados.
MÁRIO LAGINHA
Mário Laginha gravou um único disco a solo, “Canções e Fugas”, mas tem sobretudo partilhado a sua arte com outros músicos e criadores. Desde logo, com Maria João, com quem gravou mais de uma dezena de discos, como por exemplo “IRIDISCENTE”. E também com Pedro Burmester, Bernardo Sassetti, com quem cultivou grande cumplicidade e com músicos excepcionais como Trilok Gurtu, Gilberto Gil, Lenine, Ralph Towner, Manu Katché, Dino Saluzzi, Kai Eckhardt, Julian Argüelles, Howard Johnson, entre outros.
Em finais de 2013, Mário Laginha e o seu Novo Trio lançaram “Terra Seca”, um disco que desbrava novos caminhos para o jazz e a música portuguesa. Em finais de 2015, retomou a colaboração com o pianista Pedro Burmester, com quem tem participado nalguns dos mais importantes Festivais de Música em Portugal e no estrangeiro.
Em Novembro de 2017, conjuntamente com os músicos Julian Arguelles e Helge Norbakken editou em Inglaterra o álbum “SETEMBRO”.
Em 2019 e 2020 continua os concertos em Duo com Pedro Burmester, com Camané e com o seu Trio, com quem acaba de gravar um novo disco.
Em Outubro de 2020 edita o álbum “ATLÂNTICO”, o segundo do “LAN TRIO”. Em 2021 continua os seus concertos com Pedro Burmester, Camané e o seu Trio (Laginha, Bernardo Moreira e Alexandre Frazão), com quem gravará um novo álbum, “JANGADA”.
É regularmente convidado pela Orquestra Gulbenkian, pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e outras. Atualmente está a escrever um novo álbum a solo, que deverá sair em 2025.