O Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, em parceria com a ANSA/Orquestra Clássica da Madeira, promove a “Masterclass de Violino”, integrada no XXXVIII Festival de Música da Madeira, destinada aos alunos do curso profissional de Instrumentista do Conservatório e demais interessados.
10 de março das 10h30 às 12h30
Local: Conservatório – Salão Nobre.
Destinada aos alunos do curso profissional de Instrumentista do Conservatório e demais interessados.
Shlomo Mintz
Shlomo Mintz é considerado por colegas, público e críticos como um dos violinistas mais importantes do nosso tempo, admirado pela sua musicalidade impecável, versatilidade estilística e técnica dominante. Durante os seus mais de 50 anos em palco, tocou com as maiores orquestras e maestros do palco internacional e a sua forma de tocar continua a cativar o público atual.
Galardoado com os mais prestigiados prémios internacionais, tais como o Premio Internazionale Accademia Musicale Chigiana, o Diapason D’Or, o Grand Prix du Disque, o Gramophone Award, o Edison Award e o Cremona Music Award, em 2006 recebeu o grau honorário da Universidade Ben-Gurion em Beersheba, Israel e em 2022 foi nomeado Membro Honorário da Academia de Música e Dança de Jerusalém (Israel).
Nascido em Moscovo, emigrou para Israel com dois anos de idade. Estudou com Ilona Feher, que apresentou Mintz a Isaac Stern, que se tornou seu mentor. Foi também aluno de Dorothy DeLay em Nova Iorque.
Em palco desde muito jovem, ao longo da sua carreira, colaborou com artistas famosos como Isaac Stern, Mstislav Rostropovich, Zukerman, Itzhak Perlman, Zubin Mehta, Claudio Abbado, Carlo Maria Giulini, Riccardo Muti, Yuri Temirkanov, Ida Haendel e Ivry Gitlis, entre muitos outros, e atuou com as principais orquestras do mundo em Berlim, Viena, Concertgebouw, Chicago, Los Angeles, NHK Symphony (Japão), Filadélfia e a Filarmónica de Nova Iorque.
Aos 18 anos, Mintz iniciou uma carreira paralela como maestro, tendo desde então dirigido orquestras de renome em todo o mundo, incluindo a Royal Philharmonic, a Detroit Symphony Orchestra, a Rotterdam Philharmonic Orchestra e a Concertgebouw Orchestra; a Orchestre National de France, a Filarmonica della Scala, a Melbourne Symphony, a Russian National Orchestra, a Filarmonica di Bologna e a Israel Philharmonic, entre outras.
É um dos fundadores do Curso Internacional de Violino Keshet Eilon em Israel, um programa de nível avançado para jovens violinistas brilhantes de todo o mundo, do qual foi patrono durante dezoito anos (1992-2010), e é um dos principais atores e cofundador do projeto “Violins of Hope”, que foi apresentado em todo o mundo em eventos especiais.
Para celebrar o 60º aniversário de Mintz, a Deutsche Grammophon reeditou as suas gravações numa edição de 13 CDs que inclui as lendárias gravações de concertos para violino de Mendelssohn, Prokofiev, Sibelius, Lalo e Vieuxtemps com grandes orquestras e maestros. Na etiqueta DECCA, lançou recentemente as “Seis Sonatas para Violino Op. 27” de Ysaye e outro CD de Concertos de Mendelssohn. Nos últimos anos, Mintz acrescentou a composição aos seus talentos como violinista, violista e maestro: o seu “Hino a uma nação desconhecida” foi estreado em junho de 2017 no Vigadó Grand Hall em Budapeste e a sua Sonatina para violino e piano “Quatre Hommages” foi estreada em Domodossola e Istambul em outubro de 2017.
Regularmente é convidado pelos mais prestigiados concursos internacionais, Mintz foi membro do júri do Concurso Tchaikovsky em Moscovo, do Concurso Internacional de Música Rainha Elisabeth em Bruxelas e do Concurso Internacional Henryk Wieniawski em Poznań, Polónia. Foi também convidado a presidir o júri do Concurso Internacional Schoenfeld e do Concurso de Violino Angel Munetsugu, no Japão, durante vários anos. De 2002 a 2011, foi presidente do júri do Concurso Internacional de Violino de Sion Valais e, de 2012 a 2018, diretor artístico dos Clássicos de Crans-Montana, ambos na Suíça.
É Mentor e Presidente do Júri do Concurso Internacional de Violino de Buenos Aires, na Argentina, e é também Presidente do Concurso de Violino Ilona Fehér Budapest, na Hungria.
Regularmente ministra masterclasses em todo o mundo e colabora com instituições de prestígio. Também ensina através da sua Academia online, a Shlomo Mintz Academy, que foi criada durante a pandemia para manter os jovens violinistas ligados.
Shlomo Mintz está constantemente a receber convites para dirigir e tocar com orquestras e festivais em todo o mundo. Nesta temporada, foi convidado para atuar em Itália, Roménia, Alemanha, EUA, Japão, Hungria, Coreia, Vietname, China, Argentina, Espanha, Portugal (Madeira), … entre outros países.