O Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, em parceria com a ANSA/Orquestra Clássica da Madeira, promove a “Masterclass de Violino”, destinada a formandos, alunos, professores e demais interessados.
13 de novembro entre as 14h00 e as 17h00
Local: Conservatório – Salão Nobre.
Destinada a formandos, alunos, professores e demais interessados.
Kirill Troussov

Fundador e Diretor Artístico da Sarasate Academy em Madrid
Fundador e Diretor da Engers Academy em Frankfurt
Presidente e Diretor Artístico do Hong Kong Violin Competition
Vice-Presidente e Diretor Artístico do Carl Flesch Competition na Hungria
Diretor Artístico do Festival de Música Ammerseerenade na Alemanha
Diretor Artístico do Festival Internacional de Música Pago de la Jaraba
Conselheiro Artístico do Festival Internacional de Música de Kaposvár
Embaixador do programa de desenvolvimento de carreira da Classeek
Professor de violino na Universidade de Música e Teatro de Munique.
Apoiado e orientado por Sir Yehudi Menuhin desde muito jovem, Kirill Troussov é hoje amplamente reconhecido como um dos principais violinistas da sua geração. A imprensa internacional descreve a sua interpretação como “… elegância impressionante, técnica irrepreensível, uma sensibilidade musical excecional e sonoridades de beleza imaculada…”. Kirill Troussov é presença regular em salas de concerto prestigiadas e em reputados festivais internacionais de música em todo o mundo.
A sua colaboração com maestros célebres como Sir Neville Marriner, Vladimir Fedoseyev, Daniele Gatti, Lawrence Foster, Jiri Belohlàvek, Michail Jurowski, David Stern, Christoph Poppen, Vladimir Spivakov, Mikko Frank e Louis Langrée, bem como com grandes orquestras como a Staatskapelle Berlin, a Gewandhaus de Leipzig, a Orchestre de Paris, a Orchestre National de Lyon, a Orchestre National de France, a Orquestra da Rádio de Hessischer Rundfunk, a Orquestra Sinfónica da Rádio de Baden-Baden, a Orquestra Filarmónica de Munique e a Orquestra Sinfónica de Bamberg, levou-o, entre outros, à Tonhalle de Zurique, Berliner Philharmonie, Concertgebouw de Amesterdão, Palais des Beaux Arts de Bruxelas, Théâtre du Châtelet, Théâtre des Champs Élysées, De Doelen, NCPA em Pequim, Suntory Hall em Tóquio, Auditorio Nacional de Música em Madrid, Festival de Verbier, Festival de Schleswig-Holstein e Festival Menuhin em Gstaad.
A sua paixão pela música de câmara e pelas amizades artísticas liga Kirill Troussov a músicos como Sol Gabetta, Yuja Wang, Daniel Hope, Joshua Bell, Gautier e Renaud Capuçon, Yuri Bashmet, Mischa Maisky, Elisabeth Leonskaja, Julian Rachlin, Christian Zacharias e Natalia Gutman.
A sua substituição de Gidon Kremer em Paris, a digressão asiática com a Verbier Festival Chamber Orchestra, a sua atuação espetacular nos BBC Proms e a sua atividade como membro do júri em competições internacionais — entre elas o Schoenfeld International String Competition — são apenas alguns dos inúmeros destaques das suas recentes temporadas de concertos.
Entre os seus prémios internacionais contam-se o Prémio Cultural Europeu Pro-Europa, o Prémio Davidoff do Festival de Música de Schleswig-Holstein, o Prémio Internacional Yamaha e o Prémio Reuters do Festival de Verbier.
Kirill Troussov dá regularmente masterclasses no Mozarteum de Salzburgo, Colburn School de Los Angeles, Conservatórios Centrais de Pequim e Nanjing, European Music Institute Vienna, bem como em Cremona, Milão, Madrid, Dublin, Berlim, Munique, Oslo, Budapeste, Estados Unidos, Hong Kong e Japão.
Desde 2021 é presidente e diretor artístico do Hong Kong International Young Musicians Competition e vice-presidente e diretor artístico do Carl Flesch Competition na Hungria.
As gravações de Kirill Troussov — editadas, entre outros, pela EMI-Classics, Warner Classics, Dabringhaus & Grimm, Naxos e Farao Classics — têm sido repetidamente premiadas e altamente elogiadas pela crítica internacional.
Desde 2023, a editora Orchid Classics tem vindo a lançar a série “Kirill Troussov Live”, na qual mais de 40 das suas celebradas atuações ao vivo estão disponíveis em todas as plataformas de streaming de áudio. Até ao momento, esta série já ultrapassou 2,5 milhões de reproduções.
Em 2024, Kirill Troussov fundou a Sarasate Academy em Madrid (Espanha) e a Engers Academy perto de Frankfurt (Alemanha). Além disso, tornou-se Conselheiro Artístico do Festival Internacional de Música Kaposfest na Hungria e Diretor Artístico do Festival Internacional de Música Ammerseerenade, perto de Munique, na Alemanha.
Em maio de 2025, a prestigiada Universidade de Música e Teatro de Munique nomeou Kirill Troussov como Professor de Violino. Tomará posse do cargo em 1 de outubro de 2025.
Kirill Troussov completou os seus estudos com Zakhar Bron e Christoph Poppen. Os seus mentores foram Igor Oistrach, Herman Krebbers e Sir Yehudi Menuhin.
Kirill Troussov toca no violino Antonio Stradivari “Brodsky” de 1702, o mesmo instrumento com o qual o violinista Adolph Brodsky interpretou a estreia mundial do Concerto para Violino de Tchaikovsky, em 4 de dezembro de 1881.
