O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, em parceria com a ANSA/Orquestra Clássica da Madeira, promove a Masterclass de violino destinada aos alunos do conservatório.
Barnabás Kelemen
É reconhecido como um dos mais influentes e versáteis artistas da sua geração.é violinista, violetista e maestro. É fundador do Kelemen Quartet e fundador e diretor artístico do Festival Academy Budapest.
Um artista de musicalidade inata com uma execução técnica que pertence “apenas aos melhores” (The Guardian) “… é detentor de uma vocação para a interpretação fulgurante e um lirismo adequado ao palco”, aquando da sua atuação como solista com a American Symphony Orchestra no Auditório Stern do Carnegie Hall. (New York Times) Barnabás tem conquistado as mais famosas salas de concertos do mundo com as suas performances dinâmicas, com a sua paixão e a sua música individual (musicalidade) de mente-aberta.
Graças à sua excecional sensibilidade estilística e à sua grande competência técnica, Barnabás Kelemen percorre com confiança todo o repertório de música escrita para violino. O seu repertório é extremamente diversificado, desde obras a solo, concertos, música de câmara e quartetos de cordas, e toca com incrível autenticidade desde o barroco antigo, passando pela música clássica, romântica e contemporânea.
Realizou as estreias húngaras das obras de Sofia Gubajdulina, György Ligeti, Alfred Schnittke, Steve Reich, Arvo Pärt e Lera Auerbach, assim como as estreias absolutas das obras de Helena Winkelman, Tímea Dragony, György Kurtág or Ryan Wigglesworth.
Regularmente realiza concertos nas mais proeminentes salas de concertos do mundo incluindo o Carnegie Hall, Concertgebouw, o Royal Festival Hall, o Palais de Beaux Arts, o Suntory Hall, o Musikverein e a Filarmónica de Berlim. É frequentemente convidado como solista com ensembles tais como a BBC Symphony, a London Philharmonic e a London Symphony, a NDR Radiophilharmonie de Hannover, a Orquestra Munich Philharmonic, a Budapest Festival Orchestra, a Hungarian National Philharmonic Orchestra, a Estonian Philharmonic e a Helsinki Philharmonic, entre outras.
Barnabás Kelemen trabalhou com maestros tais como Lorin Maazel, Sir Neville Marriner, Vladimir Jurowski, Marek Janowski, Michael Stern, Krzysztof Urbanski, Péter Eötvös, Iván Fischer e Gábor Takács-Nagy e contrstruiu uma longa colaboração com Zoltán Kocsis e a renomada maestrina Mexicana Alondra della Parra. Barnabás Kelemen é também um maestro ávido por si próprio – em temporadas recentes, dirigiu a Austro-Hungarian Haydn Philharmonic para uma gravação do Concerto de Violoncelo de Helena Winkelman, a Chamber Orchestra of the Royal Conservatory of Toronto, a Hungarian National Philharmonic Orchestra, a Indianapolis Symphony Orchestra, a Dohnányi Symphony, a Israel Chamber Orchestra e a Amsterdam Concertgebouw Chamber Orchestra, etc.
Barnabás foi quem gravou todas as obras para violino de Bartók incluídas na Bartók New Series sob a direção de Zoltán Kocsis, e muitas destas receberam aclamação internacional, especialmente seu CD composto pelas sonatas completas para violino que ganharam o prestigioso Gramophone Award em 2013. Em 2001, o seu álbum das obras completas de Liszt para violino e piano foi premiado com o Grand Prix du Disque pela International Liszt Society, e em 2003, a revista Diapason prestou homenagem à gravação de Kelemen e Tamás Vásáry das Sonatas de Brahms para Violino e Piano com seu prestigiado Diapason d’Or.
Até agora, lançou um total de 23 álbuns: 19 de música solo/de câmara e 3 com seu quarteto, bem como um DVD duplo de apresentações ao vivo dos concertos completos de violino de Mozart.O seu álbum, lançado em 2019 sob os cuidados da Alpha Records com o Quinteto de Piano de Béla Bartók, ganhou a sua categoria no BBC Music Magazine Awards e no Gramophone Award em 2020.
Junto com Katalin Kokas, ambos artistas laureados nos mais prestigiados concursos internacionais, é o fundador e diretor artístico da Festival Academy Budapest, que conta regularmente com artistas como Joshua Bell, Vilde Frang, Maxim Rysanov, Patricia Kopatchinskaya, Andreas Ottensamer, Alina Ibragimova, Shlomo Mintz, Ferenc Rados, Reto Bieri e Gidon Kremer e recebe cerca de 60 estudantes universitários de todo o mundo para masterclasses e para trabalhar e se apresentarem com os artistas do festival.
A sua arte tem sido reconhecida com as mais altas honras profissionais e estatais: foi premiado com os prémios Liszt, Bartók-Pásztory, Príma e Kossuth, além do Gramophone Award, de Londres, e é reconhecido com a Cruz de Cavaleiro da Ordem do Mérito da República da Hungria
5 de setembro das 14:00 às 18:00
Local: Conservatório – Salão Nobre.
Destinada a alunos do Conservatório
Núcleo de Formação e Recursos Pedagógicos:
Email: formacao.cepam@edu.madeira.gov.pt
Telefone: +351 291 103 403