O Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, em parceria com a ANSA/Orquestra Clássica da Madeira, promove a “Masterclass de Violoncelo”, destinada a formandos, alunos, professores e demais interessados.
09 de outubro entre as 14h00 e as 17h00
Local: Conservatório – Salão Nobre.
Destinada a alunos do conservatório e demais interessados.
Luís Fernandes
Luís Andrade participou em diversos festivais a nível internacional e colaborou com várias orquestras europeias, como violoncelista a solo e maestro. Atualmente integra a The Symphony Orchestra, na Holanda.
Luís Bruno Gomes Andrade começou a tocar violino com a sua mãe aos quatro anos e com sete começou a estudar violoncelo. Em 1995 foi para Kiev estudar com V. S. Tchervov, graduando-se em 2001.
Também estudou violoncelo com Alexander Petrasch no Conservatório de Maastricht entre 2000 e 2004 terminando com honras Cum Laude. Teve ainda a oportunidade de estudar solo e música de câmara com Alan Weiss, Verelst Dirk, Szreder Robert, Schoenfeld Avi, Aldulesco Radu, Strauss Michel, Milman Mixail, o Quarteto de Belas Artes entre outros.
Em 2003 formou-se na Academia de Música PI Tchaikovsky; estudou regência orquestral com E.V. Duchenko; em 2004 frequentou o Conservatório de Maastricht e teve aulas com Jan Stulen; e recebeu o diploma de Mestrado em 2010.
Luís Andrade participou em competições nacionais e internacionais, recebeu o 1.º prémio do Concurso Juventude Musical Portuguesa nos anos de 1990, 1992 e 1996; o 2.º prémio no Concurso Jovens Músicos na edição de 1997; o 2.º prémio no Concurso Internacional de Interpretação, realizado na Ucrânia em 1999, para jovens músicos; e 3.º lugar no Prémio Barão Reinout tot Everlo em Cascais (1997).
Luís Andrade integrou diversas orquestras de câmara, como Archi, Kamarata, Colegium Musicum Kiev, Madeira Camerata e durante quatro anos foi violoncelista principal da orquestra de câmara na Academia Nacional de Música PI Tchaikovsky, Kiev. Colaborou com vários músicos e formações como maestro e como violoncelista tanto a solo como em concertos de música de câmara realizados em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Polónia, Ucrânia, Bielorrússia, Sérvia, Irlanda, Chipre e Coreia do Sul.
Quanto à sua carreira atual, desde 2007 Luís Andrade participa no Festival de Música Bornem, integra o Ensemble Boeykens Walter, realizou algumas gravações em CD e para a televisão holandesa.