O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, em parceria com a ANSA/Orquestra Clássica da Madeira, promove a Masterclass de clarinete destinada aos alunos do conservatório.
20 de junho das 14:00 às 17:00
Local: Conservatório – Salão Nobre.
Destinada a alunos do Conservatório
Vladimir Pavtchinskii
Nascido no seio de uma família de músicos em Kiev, na Ucrânia, o clarinetista Vladimir Pavtchinskii atuou nas mais diversas salas do mundo como Musikverein (Viena), Bozar e Flagey (Bruxelas), Concertgebouw (Amesterdão), Victoria Hall (Geneva), Tonhalle (Zurique), Fundação Gulbenkian e CCB (Lisboa), Casa da Música (Porto), Royal Albert Hall, Cadogan Hall (Londres), Konzerthaus (Berlim), Tonhalle (Düsseldorf), Luzern KKL (Suiça), Beethovenhalle (Bonn), Dewan Filharmonik Petronas (Kuala Lumpur), etc. Trabalhou com os maestros Sir Simon Rattle, Alexander Joel, Michel Tabachnik, Jun Markl, Lawrence Foster, Giancarlo Guerrero, Gerd Albrecht, Vladimir Fedoseyev, Lawrence Renes, David Geringas, Heinz Holliger, Junichi Hirokami, Tomas Vasary, Michael Schoenwandt, Jean-Sébastian Béreau, Roberto Benzi, Sir Neville Marriner, Kristjan Järvi, Yuri Temirkanov, Stéphane Denéve, Olivier Ochanine, Mikhail Pletnev, Teodor Currentzis e Thomas Zehetmair.
Em 2000, depois de se naturalizar português, integrou a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, com a qual actuou em muitos festivais internacionais de música de renome.
Em 2004, foi-lhe atribuído o Grande Prémio do Concurso Internacional da Associação “Artes e Educação no Século XXI” e, em setembro do mesmo ano, recebeu o 3º prémio no Concurso Internacional de Clarinete “Madeira-Music”. Em 2005, foi-lhe atribuída a Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e, em 2007, para além do “Prémio Internacional de Clarinete José Augusto Alegria”, foi-lhe atribuído o 2º prémio no “Concurso Internacional de Sopros Terras La-Salette”.
Em 2009, Pavtchinskii foi convidado a servir como jurado do Concurso de Clarinete Buffet Crampon’s Benelux na Bélgica, em 2013 juntou-se como jurado do Fórum Musical Internacional, “21st Century Art Competition” em Portugal, onde também deu masterclasses de clarinete. No ano de 2019, foi também jurado do Concurso Internacional de Clarinete Clarinetasia de Macau.
Ao longo da sua carreira como solista, já teve oportunidade de tocar a solo com as mais diversas orquestra, como Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfónica de Sun, Orquestra Sinfónica de Carlsbad, Orquestra de Câmara Hulencourt Soloists.
Iniciou os seus estudos a tocar clarinete com Robert Bramley e Francisco Loreto. Licenciou-se na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa) sob a direção de Nuno Silva e Etienne Lamaison, prosseguindo os seus estudos no Royal College of Music (Estocolmo) sob a orientação de Hermann Stefansson. Em 2007, obteve o Diploma de Solista na Zürcher Hochschule der Künste sob a direção de Elmar Schmid e, mais tarde, concluiu o Mestrado em Música de Câmara e o Pós-Mestrado Especializado em clarinete com Eddy Vanoosthuyse no Leuven Lemmensinstituut (Bélgica). Recebeu depois apoio artístico de Klaus Tunemann e Pascal Moragues.
Patrocinado pela Fundação Gulbenkian (Lisboa) e Bruno Schuler-Stiftung (Zurique), Pavtchinskii é um músico ativo na sua carreira a solo, de música de câmara e de orquestra. De 2015 a 2017, esteve artisticamente envolvido com a Ópera Real Sueca (Estocolmo) e no Festival Hulencourt (Bruxelas), onde trabalhou com Guy Braunstein, antigo concertino da Filarmónica de Berlim. Em 2018, Pavtchinskii foi nomeado Clarinete Principal da recém-fundada Orquestra Sinfónica Sun, que funciona sob a alçada do prestigiado Grupo Sun, no Vietname. Colabora também com a Orquestra Nacional Belga, a Filarmónica de Bruxelas, a Orquestra Sinfónica de Macau e a Orquestra Filarmónica da Malásia.
Núcleo de Formação e Recursos Pedagógicos:
Email: formacao.cepam@edu.madeira.gov.pt
Telefone: +351 291 103 517