Ouro para Maria Inês em competição internacional de acordeão

A jovem madeirense, Maria Inês Vieira Ornelas, aluna de acordeão do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode, participou no 28º Troféu Nacional e no 9º Trofeu Internacional de Acordeão e alcançou o 1º prémio na categoria Júnior.
Este evento, que decorreu entre os dias 17 e 18 de maio de 2025 em Alcobaça, é organizado pela Associação de Acordeão de Portugal. O concurso está inserido na Semana Internacional de Acordeão, que habitualmente ocorre nesta altura do ano reunindo os mais promissores acordeonistas do país. Este ano, somaram-se ao todo 109 concorrentes em ambas as atuações, a solo ou em música de câmara, onde demonstraram as suas capacidades musicais.
Perante um júri internacional constituído pelos professores Owen Murray (Reino Unido), Angelo Pignatelli (Itália), Adriano Ranieri (Italia) e Raimondas Sviackevicius (Lituânia), Maria Inês apresentou-se em dois momentos performativos e obteve a pontuação de 23.53 pontos de 25.00 máximos.
O reconhecimento por parte do público também não faltou, já que em várias ocasiões enalteceu o nível performativo da acordeonista madeirense.

Maria Inês frequenta atualmente o 3º ano do Curso Profissional de Instrumentista no Conservatório sendo a responsabilidade pedagógica do professor Slobodan Sarcevic.

Até à data, arrecadou uns impressionantes 35 prémios em competições nacionais e internacionais, dignificando e elevando o ensino artístico da nossa região.