Os premiados da 4.ª edição do Concurso Internacional de Vídeo – FunFest já são conhecidos e foram apresentados hoje de manhã, numa cerimónia de entrega de prémios que decorreu no Salão Nobre do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode. As listas dos vencedores podem ser consultadas no sítio online do FunFest, em https://www.conservatorioescoladasartes.com/funfest2024/.
Ao exemplo da edição anterior, este ano concorreram centenas de jovens cineastas que se encontram a estudar no ensino secundário ou universitário, oriundos de 62 países de 5 continentes. No total, foram submetidos 334 projetos cinematográficos nas categorias de ficção, animação, experimental, documentário e videoclip, divididos por ensino secundário (81) e ensino superior/universitário (253). Com o maior número de entradas estiveram os Estados Unidos da América, com 48 vídeos inscritos, seguindo-se o Irão (22), o Brasil (20), a China (18), a Índia (17), Portugal (15), o Reino Unido (11) e a Turquia (com 10). Os restantes 54 países com submissões enviaram menos de 10 vídeos para o concurso.
Este concurso, dirigido a estudantes que frequentem o ensino secundário e ensino superior ou grau equivalente, tem como objetivo principal estimular a criatividade e o interesse pela produção audiovisual. Pretende potenciar a aquisição de competências multifacetadas subjacentes à produção audiovisual, designadamente literárias, históricas, culturais, musicais, cénicas e linguísticas, promovendo a literacia da leitura, da informação, a digital e até a dos media, numa perspetiva entre pares, de jovens críticos e criativos para jovens de todo o mundo.
O FunFest contou com a parceria do programa EDUCAmedia, da Divisão das Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem da Direção Regional de Educação, e com o apoio do ator Dinarte Freitas, que tem vindo a apadrinhar esta iniciativa desde a sua primeira edição.