Orquestra de Jazz do Conservatório

A Orquestra de Jazz do Conservatório (OJC) tem sido, desde 2000, com a criação do curso de Jazz, e, mais recentemente, em 2018, com o Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, um ponto central na aprendizagem da linguagem e funcionamento de uma big band de jazz. Composta por alunos com idades entre os 13 e os 20 anos, a OJC desempenha um papel essencial na formação dos jovens músicos madeirenses e na promoção do jazz junto da comunidade.

Esta orquestra está aberta a alunos do Curso Profissional de Instrumentista, do Ensino Especializado e dos Cursos Livres em Artes. Além disso, alunos externos ao Conservatório, com a devida autorização da Direção, podem integrar esta orquestra, proporcionando uma oportunidade única para jovens talentos.

Com direções artísticas anteriores de músicos como Pedro Moreira, Claus Nymark e Nelson Sousa, Alexandre Andrade a OJC continua a ser um espaço de excelência para o desenvolvimento musical dos alunos do conservatório da Madeira.

Desde o ano letivo 24/25 a OJC tem como Maestro o prof. Francisco Andrade.

Diretor Artístico

Francisco Andrade

Saber mais…

Francisco Andrade é um saxofonista com uma invulgar intensidade expressiva. Além de pedagogo, tem desenvolvido atividade musical em nome próprio e como sideman na região autónoma da Madeira e no Continente.
Participa em vários grupos, atravessando géneros sem medo, do jazz em formato “big band” à world music, do dixieland ao funk e música experimental/ improvisada.. É músico instrumentista (saxofone tenor), compositor, fundador e diretor artístico da Orquestra de Jazz do Funchal (2020) e Presidente da Associação de Jazz da Madeira -Melro Preto (AJMMP) (2021).
A sua atividade musical ao longo dos últimos anos decorreu na área da animação de rua com O projeto TUMBALA, Estrond’Ilha,  Teatro, como músico em peças do encenador Ricardo Neves Neves, Big Band com Reunion Big Jazz Band, Jungle Orquestra, LA Banda Larga, Big Band do Hot Club de Portugal, Big Band da Escola de Jazz do Barreiro( músico e diretor Artístico e maestro).  Colaborou artisticamente em estúdio/ gravação com Pedro Castanheira (Yemanjazz), Reunion Big Jazz Band, Lars Arens Banda Larga, André Santos MUTRAMA, Pedro Moreira Sax Two maybe More, Búfalo Sentado, João Borch “É só Harakiri, Baby”, NAPA “Logo se vê”.
Participou em vários festivais de Jazz nacionais e internacionais como  Funchal Jazz ( 2022)  – Orquestra de Jazz do Funchal com Mário Laginha, Perico Sambeat,. Loulé – Angrajazz – Gulbenkian com Two Maybe More (2022).
Neste momento, é docente no Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música da Madeira.