Polos e Núcleos

O edifício que serve de sede do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, situa-se na Avenida Luís de Camões, n.º 1, no Funchal. O grande edifício está envolto pelos seus jardins, por um bloco onde se encontram vários serviços, incluindo o gabinete do Presidente, e por uma cafetaria, recentemente renovada e bem equipada, com acesso a professores, alunos, funcionários e demais visitantes.

Dentro da respetiva sede, um prédio de 3 andares, poderão encontrar-se as salas de aula, distribuídas pelos vários andares, os serviços administrativos, de contabilidade e de gestão, a área de alunos, o gabinete do Diretor Pedagógico, a reprografia e a biblioteca. Existe, ainda, uma espécie de piso -1, situado por baixo do rés-do-chão, no qual estão os serviços de informática, a telefonista e sala dos professores.

A oferta formativa da sede do Conservatório inclui o Ensino Especializado, nos regimes supletivo e articulado, e formação de adultos. A oferta estende-se, ainda, aos Cursos Profissionais de Instrumentista e Instrumentista de Jazz. São, igualmente, realizados no edifício da sede, os ensaios semanais das Orquestras Académica, de Sopros e de Jazz.

Contactos:
Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode
Telef.: +351 291 200 590
E-mail: geral.cepam@edu.madeira.gov.pt

Situado na Travessa do Nogueira, 11, Funchal, neste Polo funcionam os serviços de suporte a duas unidades orgânicas do Conservatório: A Direção de Serviços de Expressões Artísticas (DSEA) e a Direção de Serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação (DSICEF).

Para além da área administrativa, temos serviços de apoio ao nível da conservação do edifício, tais como, a manutenção do mobiliário, limpeza dos espaços interiores e exteriores, gestão do parque de estacionamento, jardins, entre outros. Com três pisos e rés do chão, este edifício apresenta vários espaços, distribuídos por: Gabinetes dos Diretores de Serviço e Coordenadores, serviços administrativos, estúdio de gravação da Secretaria Regional de Educação, auditório, biblioteca, estúdio de fotografia, cafetaria, reprografia, receção, instalações sanitárias, uma oficina para reparação e instrumentos de sopro e percussão, três espaços para arquivo morto e parque de estacionamento.

Neste espaço, também se desenvolvem práticas artísticas, integradas no projeto dos Cursos livres em Artes, nomeadamente: a) Prática Coral; b) Coros; c) Cinema de Animação. Estas atividades são lecionadas por 2 professores e contemplam cerca de 120 alunos.

Na Direção de Serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação (DSICEF) funcionam vários serviços que pode contactar se tiver interesse em participar ou usufruir de alguma das seguintes atividades:
a) Consultar documentação das bibliotecas do Conservatório;
b) Participar em trabalhos de estudo e investigação, bem como conferências e seminários de curta duração;
c) Promover a edição de obras inovadoras que contribuam para a melhoria da educação e do conhecimento sobre as artes;
d) Participar em projetos pedagógicos de interesse científico-cultural para a RAM;
e) Contribuir para a melhoria da qualidade dos processos e atividades do Conservatório, através da recolha e tratamento de informação estatística;
f) Receber informações sobre a atividade do Conservatório;
g) Melhorar graficamente projetos pedagógicos (exclusivamente para docentes do Conservatório);
h) Participar em atividades científicas nos domínios da educação e da historiagrafia das artes;
i) Participar em pareceres sobre políticas de educação artística, a pedido do presidente do Conservatório;
j) Realizar candidaturas a concursos e programas que garantam o financiamento dos projetos de investigação, editoriais e de formação;
k) Comprar produtos na loja online do Conservatório;
l) Usufruir das atividades de formação contínua do pessoal docente e não docente;
m) Produzir conteúdos na área das artes que promovam a cultura regional e as artes, através do audiovisual.

Contactos:
Diretor de Serviços de Expressões Artísticas – Virgílio Caldeira
Telef.: +351 291 203 050 – ext. 31
E-mail: virgiliocaldeira©edu.madeira.gov.pt

Contactos:
Diretor de Serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação – Paulo Esteireiro
Telef.: +351 291 203 050 – ext. 43
E-mail: paulo.esteireiro@edu.madeira.gov.pt

O Polo de São Martinho é o polo das atividades performativas do Conservatório e iniciou a sua atividade letiva numa das naves da Escola Profissional Francisco Fernandes, no ano letivo 2010/2011, inserido num espaço do Instituto para a Qualificação, IP-RAM. Conta, atualmente, com diversas ofertas formativas, tais como, o Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, o Curso Profissional de Artes do Espectáculo-Interpretação e ainda com o curso de Iniciação à Dança e com o Atelier de Teatro.

Estas formações têm por missão formar os discentes sob o ponto de vista artístico, para que estes possam desenvolver competências no âmbito das artes de palco. É no Polo de São Martinho que funcionam a maioria das atividades letivas dos cursos profissionais de Teatro e de Dança Contemporânea, sendo coordenado pelo professor Vitor Gonçalves.

Em termos de espaço físico este polo detém uma zona para o guarda-roupa, um gabinete para os diretores dos cursos profissionais, um gabinete para a secretaria, uma biblioteca, um mini refeitório, balneários com duche, e cinco salas para leccionar as diferentes disciplinas.

Contactos:
Coordenador: Vitor Gonçalves
Endereço: Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes – Polo do Conservatório
Rua de São Martinho, 9000-273 Funchal
Telefone: +351 291 752 120
E-mail: saomartinho.cepam@edu.madeira.gov.pt

Situado na rua Dr. Ângelo Augusto da Silva, 12 – 9050-402 Funchal, neste Polo funciona o projeto Cursos Livres em Artes, o qual está integrado na Direção de Serviços de Expressões Artísticas (DSEA) do Conservatório. Neste local, não só são garantidos os serviços de apoio aos professores, alunos e encarregados de educação, como também, o apoio ao nível da conservação e manutenção do mobiliário e limpeza dos espaços.

Com três blocos (A, B e C), este Polo apresenta várias salas, atribuídas a: gabinete de coordenação dos Cursos Livres em Artes, salas de aula, gabinete de apoio administrativo, reprografia, atelier de costura da Direção Regional de Educação, um auditório, cafetaria com máquinas de café e snacks ligeiros, instalações sanitárias, sala para cacifos dos assistentes operacionais, um armazém e parque de estacionamento.

Este espaço é frequentado por cerca de 800 alunos, distribuídos por 27 práticas artísticas, para um total de 33 professores, que desenvolvem atividades no âmbito da  Música, do Teatro, da Dança e da Expressão Plástica.

 

Contactos:
Coordenador do Gabinete dos Cursos Livres em Artes:
Marília Rodrigues
Telefone: +351 291 759 407
E-mail: marilia.rodrigues@edu.madeira.gov.pt

Diretor de Serviços de Expressões Artísticas:
Virgílio Caldeira
Telefone: +351 291 203 050 – ext. 31
E-mail: virgiliocaldeira©edu.madeira.gov.pt

O Polo de Machico foi fundado em fevereiro de 1995 pela iniciativa de dois elementos da Banda Municipal, Amaro Santos e Manuel Spínola, e com apoio da Junta de Freguesia de Machico. O polo abriu as suas portas aos alunos no dia 13 de fevereiro do mesmo ano nas suas instalações situadas no Solar de São Cristóvão, no Caramanchão.

Em 1997 o Conservatório muda-se para a vila de Machico com as novas instalações na Rua de Estacada, onde está atualmente situada. Com esta mudança apareceram as novas possibilidades, e as melhores condições na educação dos alunos com mais salas de aula e com maior segurança para o desenvolvimento das suas atividades artísticas e escolares.

Desde a sua criação, o Polo de Machico tem sido bastante ativo nas atividades culturais do concelho. A oferta formativa deste polo passa pelo Acordeão, o Bombardino, o Clarinete, a Guitarra, a Percussão, o Piano, o Trombone, o Trompete, a Tuba, o Violino e o Violoncelo. É sem dúvida uma vasta oferta formativa. Nas fotos abaixo podemos ver algumas perspetivas das aulas, onde os alunos aprendem e exercitam instrumentos, sob a orientação e o olhar atento dos seus professores.

Contactos:
Coordenador: Nuno Santos
Endereço: Rua Estacada, Edifício Panrive, 9200-091 Machico
Telefone: +351 291 965 549
E-mail: machico.cepam@edu.madeira.gov.pt

O Polo da Ribeira Brava iniciou a sua atividade letiva no dia 1 de outubro de 1996. Durante 14 anos, funcionou no antigo edifício dos Bombeiros Municipais. Em 2010, mudou-se para um edifício com melhores condições junto à Escola Básica da Ribeira Brava, onde funciona atualmente, bem no centro da Ribeira Brava.

Este Polo tem vindo a desempenhar um importante papel na atividade cultural desta localidade. Os alunos têm participações regulares em concursos e eventos, organizados no Funchal e em concertos organizados no Salão Nobre da Câmara Municipal, Salão Paroquial, Lar de Idosos e Museu Etnográfico. É um polo, como se pode ver, com uma atividade intensa. 

Contactos:
Coordenador: Luís Rodrigues
Endereço: Estrada Regional, N.º 104, 9350-203 Ribeira Brava
Telefone: +351 291 957 055
E-mail: ribeirabrava.cepam@edu.madeira.gov.pt

O Núcleo de Câmara de Lobos foi inaugurado a 16 de julho de 2013, iniciando o seu funcionamento no ano letivo 2013/2014. A abertura deste núcleo deveu-se essencialmente ao número considerável de alunos deste concelho que estudavam na sede do Conservatório, justificando assim a pertinência da oferta formativa mais aproximada à área de residência dos mesmos. A oferta formativa no Núcleo de Câmara de Lobos é muito diversificada, sendo o Piano e a Guitarra os instrumentos mais procurados pelos alunos. No entanto a todas a áreas é dada uma especial atenção, com o empenho do corpo docente que orienta as respetivas atividades.  

As audições realizam-se, regra geral, no auditório da Casa da Cultura, onde os alunos se apresentam em público e testam as suas competências musicais. Neste, como em outros Núcleos do Conservatório, estes momentos proporcionam um contacto mais próximo entre a música e os alunos, no sentido que os estimula a uma audição mais ativa e criativa. Com isto constroem, pouco a pouco, sentido nas aprendizagens, de forma mais profunda e significativa. 

Contactos:
Coordenadora: Maria Helena Sousa
Endereço: Rua São João de Deus, N.º 40 – Edifício da Casa da Cultura, 9300-151 Câmara de Lobos
Telefone: +351 291 911 480
E-mail: camaradelobos.cepam@edu.madeira.gov.pt

O Núcleo da Ponta do Sol abriu ao público em setembro de 2001, na antiga escola da sede, Rua da Marquesa, 2 (ou Rua Príncipe D. Luís, 8 – 1.º). Atualmente, desenvolve a sua atividade com cerca de 37 alunos e exercem funções 8 docentes que lecionam as várias disciplinas.

É coordenado pelo professor Nélio Silva e conta com duas funcionárias, uma administrativa e uma operacional, num espaço que tem 5 salas.

Contactos:
Coordenador: Nélio Silva
Rua da Marquesa, 2 ou Rua do Príncipe Luís, N.º 8, 1º (Escola da Sede – Antiga), 9360-218 Ponta do Sol
Telefone: +351 291 972 643
E-mail: pontadosol.cepam@edu.madeira.gov.pt

O Núcleo da Calheta iniciou a sua atividade no ano letivo de 1997/1998, na vila da Calheta, nas antigas instalações dos CTT (edifício que já não existe), como forma de aproximar a oferta formativa do ensino e prática instrumental aos alunos no concelho. Completa este ano letivo 20 anos de atividade. No ano de 2004 o núcleo mudou-se para as atuais instalações, que eram da antiga escola primária, situada na Estrada Simão Gonçalves Câmara n.° 71.  

Desde o seu início funciona ao serviço da população, tendo por lá passado, muitos e promissores instrumentistas, que concluíram os seus estudos na sede do Conservatório. A maioria das aulas são dadas no próprio núcleo, com a excepção das aulas de grupo (Formação Musical e Classe de Conjunto) estas são leccionadas na Escola Básica e Secundária da Calheta, pois a capacidade máxima das 5 salas do Núcleo, são de 14 alunos.  

As Audições de alunos do Núcleo da Calheta realizam-se, normalmente, no Salão Paroquial São Francisco Xavier e assistem a estas, os pais dos alunos e o público ligado a esta comunidade escolar. Esta é uma prova concreta do valor atribuído pela comunidade local a este núcleo dedicado às artes musicais. 

Contactos:
Coordenador: Avelino Abreu
Endereço: Estrada Simão Gonçalves Câmara, N.º 71, 9370-139 Calheta
Telefone: +351 291 823 620
E-mail: calheta.cepam@edu.madeira.gov.pt

O Núcleo de São Vicente foi criado em 1995, no Centro Paroquial de São Vicente. Neste momento, localizado na sede do Concelho, este núcleo conta com 77 alunos e o trabalho de 11 professores. Sob a coordenação do professor Duarte Basílio, este núcleo apresenta uma atividade dinâmica e reconhecida no meio onde estão inseridos.

Funcionam neste núcleo três classes de conjunto: ensemble de clarinetes, ensemble de guitarras e ensemble de acordeões. Acordeão, clarinete, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, viola d’arco, violino e violoncelo são os instrumentos que fazem parte da oferta formativa deste núcleo.

Contactos:
Coordenador: Duarte Basílio
Endereço: Largo do Município, 1, 9240-225 São Vicente
Telefone: +351 291 842 590
E-mail: saovicente.cepam@edu.madeira.gov.pt

O Núcleo de Santana, o primeiro núcleo do Conservatório, começou a funcionar em novembro de 1992, na Escola Preparatória Bispo D. Manuel Ferreira Cabral. A partir de 2009 até ao presente, encontra-se localizado na Casa da Cultura de Santana. O Despacho de 24 de setembro de 1992, de Sua Excelência o Senhor Secretário Regional de Educação, Juventude e Emprego, oficializa a criação deste núcleo do Conservatório 

Procura ser um polo de formação e divulgação da arte musical no concelho, interagindo com os vários agentes culturais e educativos de Santana, em particular com as bandas filarmónicas do concelho, a casa da cultura e outras instituições. Para que as crianças e jovens conheçam os instrumentos musicais e as suas potencialidades, há que proporcionar-lhes momentos de contacto com os mesmos e com alunos mais experientes e docentes especialistas. Essa é uma prática comum no ensino da música e no Núcleo de Santana é uma atividade que acontece com alguma regularidade. Só assim os alunos podem  abrir o leque de possibilidades na sua escolha e valorizar de igual modo todas as formas de expressão musical.  

Este núcleo apresenta uma atividade dinâmica e reconhecida no meio onde está inserido. Bombardino, Clarinete, Fagote, Guitarra, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete e Violino, são os instrumentos que fazem parte da oferta formativa deste núcleo. 

Contactos:
Coordenador: José Manuel Barros
Endereço: Impasse Casa da Cultura, n.º 3, Sítio do Barreiro, 9230-085 Santana
Telefone: +351 291 572 046
E-mail: santana.cepam@edu.madeira.gov.pt

O Núcleo da Camacha foi inaugurado em fevereiro de 2000 nas instalações da Casa do Povo da Camacha. Em 2002, o Núcleo mudou-se para a antiga Casa Paroquial da Camacha, onde funcionou até ao ano letivo de 2018/2019. Atualmente, este Núcleo funciona na dependência da Escola Básica 2 e 3 ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior. Coordenado pela professora Márcia Fernandes, conta atualmente com os seguintes Cursos do Ensino Artístico Especializado: Iniciação à Música e Curso Básico de  

Música (regime Supletivo e regime Articulado). O Núcleo da Camacha tem um histórico muito interessante na interação construída com a comunidade local. Como exemplo disso podemos lembrar as parcerias com as escolas do ensino básico da localidade, como a EB1/PE do Rochão, a qual, à semelhança de outras, foi anfitriã de alunos e professores deste Núcleo, em junho de 2016. Alunos e professores interagiram com crianças curiosas, que queriam saber mais sobre os instrumentos.  

Este núcleo conta com uma variada oferta formativa e uma vasta aprendizagem de instrumentos.  As apresentações dos alunos à comunidade, em audições, acontecem essencialmente na sala de sessões da escola. Este espaço é usado ao longo do ano letivo e tem sempre muita recetividade por parte da comunidade educativa e público em geral. 

Contactos:
Coordenadora: Márcia Fernandes
Endereço: Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, Rua Doutor Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, 15/17 1.º, 9135-044 Camacha
Telefone: +351 291 920 140
E-mail: camacha.cepam@edu.madeira.gov.pt

O Núcleo do Caniço abriu oficialmente em outubro de 1999, no Caminho dos Tanques, Edifício VIP V, com cento e sete alunos, um docente que lecionava as aulas de Formação Musical, bem como os instrumentos Violino e Piano, e uma assistente operacional. Atualmente, as novas instalações foram inauguradas a 20 de setembro de 2021 na Estrada do Garajau, num espaço com mais salas e melhores condições para o alargamento da oferta formativa.

Coordenado pela professora Treneddy Maggiorani, o Núcleo tem, atualmente, como ofertas formativas do Ensino Especializado, os cursos de: Iniciação à Música, com 37 alunos; Curso Básico de Música, em Regime Supletivo com 36 alunos; e em Regime Articulado com 14 alunos. O corpo docente e não docente é constituído por uma equipa de 15 professores e 2 funcionárias que se empenham para levar a bom porto a atividade do mesmo.

As disciplinas lecionadas neste núcleo são a Formação Musical, a Classe de Conjunto (Coro), e os seguintes instrumentos: Violino, Viola d’Arco, Piano, Guitarra, Violoncelo, Saxofone, Fagote, Flauta Tranversal, Trompa e Oboé. A Classe de Conjunto, nomeadamente o Coro, funciona numa sala gentilmente cedida pela Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Caniço. O Núcleo tem também alunos inseridos nas classes de conjunto da sede do Conservatório, como a Orquestrazinha e a Orquestra de Sopros A e B. As audições do Núcleo do Caniço são realizadas no Salão Paroquial de Santa Cruz, um espaço com excelentes condições, que ano após ano tem sido gentilmente cedido pelo Cónego Agostinho Carvalho. Um agradecimento especial e merecido! Neste espaço os nossos alunos têm tido oportunidade de brilhar, mostrando todo o seu trabalho possibilitando aos seus encarregados de educação e residentes no concelho a oportunidade de assistir a belos momentos artísticos.

Contactos:
Coordenadora: Trennedy Mollegas
Endereço: Estrada do Garajau, n.º37, 9125-067 Caniço
Telefone: +351 291 932 536
E-mail: canico.cepam@edu.madeira.gov.pt

O Núcleo do Porto Santo surgiu no ano letivo 2000/2001, nas instalações da Casa do Povo do Porto Santo, através de um protocolo entre esta Casa do Povo e o Conservatório. Esta decisão decorreu da necessidade de dar resposta à procura de formação musical para crianças e jovens na ilha dourada, mantendo-se em funcionamento desde essa data até aos dias de hoje. Durante estes 17 anos, alguns alunos acabaram o curso profissional e foram estudar fora, como por exemplo na Bélgica e nas Universidades do Porto e de Évora. Outros estão, atualmente, a tocar no Grupo Folclórico do Porto Santo, nas igrejas e festas municipais.

Situado bem no centro do Porto Santo, o núcleo é coordenado pelo professor Élvio Rodrigues. No presente ano letivo, este núcleo conta com 26 alunos inscritos e 2 docentes que lecionam os instrumentos de piano, clarinete, acordeão, oboé, fagote, bateria e percussão, flauta de bisel e saxofone. Para além disso, são ministradas as aulas de Iniciação à Formação Musical, Formação Musical e a Classe de Conjunto.

Contactos:
Coordenador: Élvio Rodrigues
Endereço: Rua Manuel Gregório, N.º 4, 9700-172 Porto Santo
Telefone: +351 291 985 289 / +351 968 180 294
E-mail: portosanto.cepam@edu.madeira.gov.pt