Congresso de Educação Artística com inscrições abertas!

O Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia promove, anualmente, o Congresso de Educação Artística, destinado a todos professores, educadores, investigadores, estudantes, gestores e administradores educativos, artistas, animadores culturais, animadores de serviços educativos dos museus, agentes culturais e demais interessados nas questões educativas.

Operacionalizado pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira em parceria com a Direção de Serviços de Educação Artística da Direção Regional de Educação,  pretende ser, ano após ano, um momento de reflexão para unir interessados na temática geral da educação artística. É uma forma de começar o ano letivo com novas ideias, novas experiências e uma motivação extra. A próxima edição do Congresso será organizada por vários tipos de sessões, a exemplo das restantes edições e com o objetivo de permitir o debate alargado sobre os temas escolhidos para o evento e a partilha entre os participantes.

No entanto, dadas as contingências atuais excecionais da Covid-19, informamos que optámos por um regime misto, em que aliaremos as funcionalidades ‘à distância’ a momentos presenciais. Desta forma, o programa mais teórico, normalmente distribuído pela parte da manhã, será realizado online com recurso a uma plataforma unificada de comunicação e colaboração (a divulgar posteriormente); o programa reservado para a parte da tarde, composto pelas atuais oficinas, será organizado presencialmente, em espaços que permitam manter todas as condições de higiene e segurança recomendadas pelas autoridades de saúde; para quem pretender frequentar todo o evento sem sair de casa, iremos ter, igualmente, a opção de algumas oficinas realizadas online.

Serão, a exemplo dos anos anteriores, três dias que colocam à disposição mais de vinte oficinas nas várias áreas artísticas e multimédia; uma conferência de abertura dentro da temática geral da «arte-educação», realizada por uma personalidade de reconhecida competência científica; três sessões plenárias onde se abordarão as três grandes temáticas escolhidas para esta edição do congresso; espaço para painéis e ‘temas a debate’ estruturados na sequência das sessões plenárias e para os quais são aceites inscrições para a apresentação de comunicações; apresentação de edições; e atividades sociais constituídas por momentos artísticos, feira de edições e a entrega do «Prémio Educação Artística 2020», que destacará uma entidade, escola ou projeto e um professor.

Todas as informações acerca do evento e das suas inscrições podem ser acedidos no site do evento, criado propositadamente para esta edição, em https://congresso-de-educacao-artistica.webnode.pt/ (ou clicando na imagem acima). Outras informações, através do endereço de correio eletrónico congresso.artes@edu.madeira.gov.pt ou pelo 291 203 050.