Curso Profissional de Técnico de Multimédia

O Curso Profissional de Técnico de Multimédia, orientado para a produção de conteúdos para Cinema, Televisão, Design e para Redes Sociais, visa formar profissionais aptos a conceber e desenvolver sistemas e produtos multimédia através de criação de ecrãs em 2 e 3 dimensões da captação, e digitalizar, tratar e integrar sons e imagens, fixas e animadas, tendo em vista soluções de informação e comunicação.

Características:

Duração:

3 anos

Localização:

Polo de São Martinho

Ciclo de estudos:

Secundário

Requisitos:

15 anos ou 9.º ano

Contextualização do projeto (Fundamentação e objetivos do percurso)

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng.º Luís Peter Clode é uma instituição de ensino especializado da Arte de referência regional, nacional e internacional, orientando -se pelo princípio de disciplina e rigor com vista à obtenção de um elevado nível de preparação dos seus alunos. Tendo em conta a fusão ocorrida em 2019, com a Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, considerou-se pertinente a criação de um curso que vá ao encontro das expetativas dos formandos que pretendam seguir os estudos na produção dos Media, nomeadamente no que diz respeito à produção de conteúdos para Cinema, Televisão, Design e para Redes Sociais.

Criaram-se dois conjuntos de módulos, para o 3º ano, com vista ao aprofundamento específico nas seguintes áreas opcionais: “Vídeo e Redes Sociais” e “Animação”, desde que cumpridos os requisitos mínimos para abertura das turmas, segundo o Plano de Estudos.

Aos alunos que concluírem, com aproveitamento, este curso profissional, será atribuído um diploma de conclusão do nível secundário de educação e um certificado de qualificação profissional de nível 3.

Saída Profissional / Competências:

• Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas informáticos específicos.

• Desenvolver animações a 2 e 3 dimensões (2D e 3D) através de processos de modelagem e rendering, utilizando as ferramentas informáticas adequadas.

• Captar e editar imagens animadas em plataforma digital, utilizando o equipamento e software adequados, tendo em conta o projeto de vídeo a desenvolver.

• Captar e editar som em plataforma digital, utilizando o equipamento, software e fontes sonoras pré-gravadas apropriados, tendo em conta o áudio a produzir.

• Desenvolver projetos multimédia integrados, tendo em conta o produto a realizar e o público alvo a atingir.

• Desenvolver e programar aplicações multimédia para offline, utilizando software de autor e o setup de gravação digital;

• Programar, editar e disponibilizar páginas para a internet, utilizando software de edição HTML.

• Desenvolver um guião multimédia, de forma a estabelecer o percurso do projeto, o desenvolvimento da sinopse e a execução do storyboard.

• Executar o produto multimédia final, desenvolvendo o design e a programação estabelecida no guião do projeto e os diversos elementos multimédia, nomeadamente, imagens, textos e animações.

• Apresentar o projeto multimédia realizado, a fim de o promover junto do público-alvo.

Perfil Visado / Saída Profissional (Competência geral, Atividades principais Referencial de emprego)

Conceber e desenvolver sistemas e produtos multimédia através de criação de ecrãs em 2 e 3 dimensões da captação, e digitalizar, tratar e integrar sons e imagens, fixas e animadas, tendo em vista soluções de informação e comunicação.

A aguardar definição na Portaria.

Coordenador do Curso Profissional de Técnico de Multimédia: João Pedro Pereira

Polo de São Martinho, Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes

Rua de São Martinho, 9000-273 Funchal

Telefone: +351 291 752 120

E-mail: joaopedro.pereira@edu.madeira.gov.pt