‘À conversa com…’ é um projeto inserido no plano de atividades da Biblioteca do Conservatório, onde convidados falam de si, de temáticas atuais e de outros assuntos relacionados com a sua experiência pessoal e profissional. Com já alguns anos de existência, tem trazido à instituição personalidades das mais diversas áreas que abordaram variadas temáticas de interesse para os alunos.
Este ano, dada a diversidade multicultural da classe docente da nossa instituição, professores de diferentes nacionalidades integrarão este projeto, falando de si e da sua formação artística, sendo entrevistados por alunos seus, do Curso Profissional de Instrumentista (CPI) e do Ensino Artístico Especializado. Divididos por cinco momentos, serão dez alunos a entrevistar dez docentes, proporcionando diálogos movidos pela partilha pedagógica e intercultural.
Estes docentes partilharão com o público especificidades contextuais e culturais do estudo e prática instrumental no seu país de origem, o acesso ao ensino superior, o seu percurso académico e profissional, bem como sugestões e recomendações aos alunos que ambicionam ingressar no ensino superior ou integrar o mercado de trabalho. Para finalizar, os docentes deixarão ainda algumas sugestões de leitura.
Esta atividade é dinamizada pela Biblioteca das Artes, em parceria com o Serviço de Psicologia e Orientação e a Diretora do CPI, e integra o Projeto Cultural de Escola, indo de encontro ao tema a abordar no presente ano letivo: “Educação e Arte: sensibilidade estética e artística”.
Estas sessões têm entrada livre, estando limitadas aos lugares disponíveis na sala.
Vimos assim, por este meio, convidar toda a comunidade escolar a estar presente nesta iniciativa, cuja primeira sessão irá decorrer a 7 de março, pelas 14h00, no Salão Nobre do Conservatório.
O Conservatório tem, na sua classe docente, profissionais provenientes de mais de duas dezenas de países, fazendo desta uma das escolas mais multiculturais do país.
No presente ano letivo serão realizadas cinco sessões: nos dias 7, 15 e 25 de março e 20 e 28 de abril, pelas 14h00, no Salão Nobre do Conservatório.
A primeira sessão, dedicada à Ucrânia, contará com a presença dos docentes Volodymyr Petryakov e Iryna Kozina.
No dia 15 será a sessão dedicada ao nosso país e conta com a participação dos docentes Pedro Camacho e Norberto Gomes.
O mês de março termina com a presença de Luciano Lombardi e Norberto Cruz, destacando a Itália.Já em abril, a primeira sessão será dedicada à Irlanda e à Croácia, contando com a presença dos docentes Honor O’Hea e Robert Andres.
Para finalizar o projeto, Aniko Harangi e Pedro Zamora falarão dos seus países, a Hungria e a Venezuela.