O Polo do Conservatório em Machico comemora 29 anos ao serviço da comunidade e do município com um concerto comemorativo, no Fórum Machico, agendado para hoje, 16 de fevereiro, pelas 19h30. O espetáculo terá entrada livre e será protagonizado por alguns dos professores que atualmente lecionam no Polo de Machico, bem como alguns que por lá já passaram.
O concerto comemorativo do 29.º aniversário do Polo de Machico pretende transmitir um pouco da paixão que todos os que lá trabalham, docentes e não docentes, têm por esta escola e pelos milhares de alunos que, ao longo dos anos, levaram consigo um pouco dessa paixão nos seus corações, plantando assim a semente das artes por toda a comunidade educativa. Este espetáculo contará com 10 temas musicais, de diferentes estilos e compositores, protagonizados por cerca de 15 docentes, todos com uma ligação à instituição, presente ou passada. O último tema será protagonizado por todos estes artistas, em simultâneo. A entrada é livre.
O Polo de Machico foi fundado em fevereiro de 1995, pela iniciativa de dois elementos da Banda Municipal (Amaro Santos e Manuel Spínola) e com apoio da Junta de Freguesia de Machico. A primeira extensão abriu assim as suas portas aos alunos no dia 13 de fevereiro do mesmo ano, no Solar de São Cristóvão, no Caramanchão. Em 1998, o Conservatório muda-se para a vila de Machico com as novas instalações na Rua da Estacada, onde está atualmente situado. Com esta mudança, surgiram novas oportunidades e melhores condições na educação dos alunos, com mais salas de aula, e possibilidades para o desenvolvimento das suas atividades artísticas. Fruto de muito trabalho e persistência, o Polo do Conservatório de Machico conta atualmente com 24 professores e cerca de 230 alunos.
Neste ano letivo, esta extensão do Conservatório oferece a prática instrumental de piano, acordeão, guitarra, cordofones madeirenses, percussão, saxofone, flauta de bisel, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone, tuba/eufónio, violino e violoncelo. Para além das aulas de instrumento, são lecionadas as disciplinas de formação musical e iniciação musical. Acreditando que, desde cedo, se devem estimular as aptidões musicais das crianças, este ano foi iniciado um Atelier Musical Infantil, para alunos com idades entre os 3 e os 5 anos. Nas classes de conjunto, contam com o ‘Mix Ensemble’, grupo misto de instrumentos, ‘Grupo de Guitarras e Cordofones’, ‘Batukanos’ (grupo de percussão), ‘Tukanitos’ (grupo de percussão para alunos de iniciação) e um Coro. Atualmente, o Polo de Machico do Conservatório é coordenado pelo professor Nuno Santos.