No próximo fim de semana sobe ao palco o espetáculo ‘Romeu e Julieta odeiam-se’, a partir de obras de William Shakespeare, protagonizado pelo ‘Teatro Bomba’ – Turma Juvenil de Teatro dos Cursos Livres em Artes do Conservatório, com orientação de Pedro Araújo Santos. Este espetáculo, que decorrerá no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, terá a sua estreia pelas 20h00 de sábado, dia 24 de fevereiro, com repetição no dia 25, domingo, pelas 16h00. A entrada é gratuita.
Todos nós conhecemos a bela história de Romeu e Julieta: dois jovens apaixonados que morreram de um amor ardente um pelo outro. Esta tragédia já foi contada milhares de vezes por todo o mundo, mas o Teatro Bomba promete apresentar uma versão diferente, onde prometem desavenças, comédia e números musicais de sertanejo, num espetáculo que falará do amor, da falta dele e de muitas lamechices.
Lê-se na sinopse do espetáculo que “quando o famoso escritor William Shakespeare decide realizar um concurso para testar se as suas personagens mais célebres continuam fiéis há maneira como ele as criou, o pânico instala-se! Romeu e Julieta detestam-se mais do que cão e gato e isto poderá pôr em causa a vitória! Os seus pais e os criados, aflitos, fazem de tudo para que os petizes se apaixonem perdidamente um pelo outro!”. Mas outras personagens deste famoso escritor decidem também intervir na história, tais como o nobre cavaleiro Macbeth e a sua esposa Lady Macbeth, “que vêm nisto uma oportunidade para agarrar o derradeiro prémio, apesar de eles próprios necessitarem de alguma terapia de casal”, e Puck e Bobina, de ‘O Sonho de Uma Noite de Verão’, que também “engendram um plano mágico que dará uma reviravolta inesperada nesta história”.
O elenco é composto por 16 alunos: Ana Teixeira (William Shakespeare), Martim Sá (Romeu), Matilda Nóbrega (Julieta), Rita Gouveia (Senhor Montéquio), Rita Melim (Senhora Montéquio), Lara Gomes (Senhor Capuleto), Leonor Pinto (Senhora Capuleto), Inês Silva (Baltazar), Mariana Corga (Ama), Ema Freitas (Macbeth), Eleanora Pinto (Lady Macbeth), Artur Olim (Bruxa 1), Nicolle Olim (Bruxa 2), Sofia Sousa (Bruxa 3), India Silva (Puck) e Lourenço Velosa (Bobina). A orientação é do professor Pedro Araújo Santos.
A atividade de Teatro dos Cursos Livres em Artes do Conservatório é uma oferta formativa destinada às crianças e jovens que queiram explorar a arte teatral, em regime de atividades de tempos livres. O objetivo passa pelos alunos encontrarem um meio artístico para se expressarem, partilhando essa experiência com outros colegas que pretendam o mesmo. Os formandos adquirem competências ao nível do desenvolvimento do uso voz (projeção e articulação), do uso corpo (coordenação e expressividade) e da criação (criatividade através de criação de improvisações e de escrita de cenas e de textos Teatrais).
De modo a apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do ano, os alunos têm a possibilidade de realizar dois espetáculos anuais em frente ao grande público (num deles participam todas as turmas).
Esta atividade contempla uma ‘Turma Infantil’ (7 aos 11 anos), uma ‘Turma Infantojuvenil’ (12 aos 13 anos) e uma ‘Turma Juvenil’ (a partir dos 14 anos) que constitui o Grupo ‘Teatro Bomba’.