Concerto comemorativo do Dia do Pai

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, irá comemorar o Dia do Pai  através do Coro Infantil desta instituição, na próxima terça-feira, dia 19 de março.

Este evento, que terá lugar na Igreja Paroquial do Livramento, tem início marcado para as 19h00 com um concerto cujo repertório incidirá sobre temas de vários compositores, na voz de pequenos grandes solistas. Será seguido pela solenização eucarística, pelas 19h30.

De salientar que este coro, composto por 61 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, canta a 2 e a 3 vozes, proporcionando aos seus elementos, a oportunidade de apreciar a música, e de partilhar os seus talentos

A direção artística é de Zélia Gomes e o pianista acompanhador Alexandre Gouveia.

Sobre o Coro Infantil do Conservatório:

O Coro Infantil do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira foi constituído em outubro de 1987, na dependência da Secretaria Regional de Educação. Atualmente é composto por 61 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.

Desde a sua constituição, vem participando em inúmeras atuações de caráter sociocultural, organizadas por entidades públicas e privadas, bem como em programas de rádio e televisão, salientando-se a participação anual no Festival da Canção Infantil da Madeira, onde faz o suporte coral de todas as canções concorrentes. Participou em vários Encontros e Festivais de Coros Infantis e Juvenis da Madeira e Porto Santo. Realizou digressões a Portugal Continental nomeadamente a Setúbal, Figueira da Foz e Coimbra. Participou por 2 vezes na Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz.

Participou em 2010 no concerto de simbiose intitulado ‘Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima’, na Igreja do S. João Evangelista, em 2011 participou no ‘Concerto de Abertura dos 500 anos da Diocese do Funchal’ na Igreja Matriz de Machico, nas óperas ‘Orquídea Branca’, ‘O Salto’ e o ‘Grito de Esperança’. Interpretou a ‘Mass of the Children’, de John Rutter, com o Coro de Câmara da Madeira e o Coral do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, dirigido pelo Maestro António Sérgio Ferreira. Em 2018, participou em dois ‘Concertos de Natal’ com a Orquestra Clássica da Madeira no Centro de Congressos da Madeira e no concerto de Natal intitulado ‘Um presente de Natal’ organizado pela DSEAM, cuja responsabilidade foi da prof. Juliana Andrade.

Participa também na ‘Festa da Flor’, nas atuações de Natal junto ao presépio e atuações de Natal em unidades hoteleiras e em diversos espetáculos de simbiose. Comemora o ‘Dia do Pai’, o ‘Dia da Mãe’, o ‘Dia da Criança’ e o ‘Dia da Padroeira da Música e dos Músicos’.

Possui registo discográfico. Esteve a seu cargo a gravação do suporte publicitário da ‘Luso Fruta Kids’, em 2017.

Desde 1990, a direção artística é da responsabilidade da professora e maestrina Zélia Ferreira Gomes.