Porto Santo acolhe ‘Concerto Comentado’ da Orquestra Académica do Conservatório

O Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo acolhe, no próximo domingo, dia 17 de março, pelas 18h00, mais um concerto do ‘Ciclo de Concertos Comentados’ da Orquestra Académica do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, sob a direção do maestro Francisco Loreto. A entrada é livre.

O ‘Ciclo de Concertos Comentados’ tem percorrido os vários municípios da região desde o ano letivo 2016/2017, com o objetivo de contribuir para a formação de públicos das artes performativas, em geral, e da música sinfónica, em particular. Nestes concertos comentados, para além da apresentação da constituição instrumental da orquestra e demais pormenores específicos que ocorrem em concertos orquestrais, todas as obras interpretadas são contextualizadas pelo maestro, ficando o público a conhecer o essencial das caraterísticas dos compositores e as particularidades interessantes das respetivas obras musicais. Isto tem permitido a aquisição, pelos participantes, de elementos básicos essenciais a uma mais eficiente apreciação e compreensão da música interpretada.

Neste concerto estarão em palco 65 alunos, sendo que 4 são oriundos do Conservatório de Lathi, na Finlândia, que se encontram neste momento na região em mobilidade ao abrigo do programa Erasmus+ no Conservatório da Madeira. O repertório escolhido inclui obras de referência do repertório sinfónico do século XIX, mais apelativas para este tipo de concerto comentado pois a contextualização é mais facilmente compreendida e apreciada. No programa constam ‘Pax de Deux’, do bailado ‘O Quebra-Nozes’, de P. Tchaikovsky, a ‘Dança Sinfónica nº 1’, de E. Grieg, e uma seleção de andamentos das duas suites ‘L’ Arlesienne’, do famoso compositor francês Georges Bizet. No final será interpretada uma obra surpresa.

Este evento só é possível graças ao protocolo de cooperação entre o Conservatório e as empresas Porto Santo Line, Vila Baleira Hotels & Resorts e Sogenave, que visa promover a realização de concertos na ilha do Porto Santo por alunos do Conservatório e elementos do seu corpo docente, com o intuito de sensibilizar a população residente para o ensino da música e das artes. Este concerto conta, ainda, com o apoio da Câmara Municipal do Porto Santo e da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo.

O ‘Ciclo de Concertos Comentados’ apresentará mais 2 concertos neste mês de março: no dia 22, pelas 21h00, no Centro de Cultura e Investigação do Funchal; e no domingo dia 24, pelas 18h00 na Igreja Paroquial das Preces, sítio da Ribeira Grande, em Machico. Todos estes concertos são de entrada gratuita e contam com o apoio de inúmeras entidades públicas, privadas e religiosas, que, em parceria com o Conservatório, contribuem para a formação de públicos, para as artes em geral, e no enriquecimento holístico da nossa população.

Breve historial da Orquestra Académica do Conservatório:

A Orquestra Académica do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode é uma orquestra com formação sinfónica, integrada na disciplina curricular de Classe de Conjunto dos Cursos Profissionais de Instrumento e do Ensino Artístico Especializado. Foi criada no ano letivo 2001.2002, exatamente aquando do início da criação dos Cursos Profissionais no Conservatório, em que a disciplina de Orquestra faz parte integrante do currículo dos alunos de cordas, de sopros e de percussão.  A Orquestra Académica, para além da vertente pedagógica de formar músicos, também têm a missão de contribuir para o desenvolvimento de públicos, fazendo assim, concertos de âmbito pedagógico por toda a Região Autónoma da Madeira. Apesar de ser uma orquestra de alunos do ensino básico e secundário, o seu repertório procura sempre se enquadrar no repertório de referência, incluindo obras sinfónicas, concertantes, coral-sinfónica, operática, bailado, musical, bandas sonoras de filmes, ou seja, todos os géneros de música escrita para uma formação sinfónica. A responsabilidade artística e pedagógica está desde o ano letivo 2015.2016 a cargo do prof. Francisco Loreto. No presente ano letivo, são cerca de 60 os alunos a frequentar esta disciplina de orquestra.